Na noite de quarta-feira, (19/04/2023), foi celebrada uma missa solene (Celebração Eucarística), de envio do Padre Edimundo Almeida Santos, na Igreja sede da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro Tomba em Feira de Santana, na qual ele era pároco até então.
A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Emérito Dom Itamar Vian.
A emoção tomou conta dos fiéis, muitos não resistiram e foram às lágrimas quando Dom Itamar agradeceu ao sacerdote pelos serviços mais que relevantes que o mesmo prestou à Paróquia, a Arquidiocese de Feira de Santana e ao Regional Nordeste III.
Padres Diocesanos, Religiosos, Diáconos, Seminaristas, integrantes de diversas comunidades religiosas, pastorais, movimentos arquidiocesanos e autoridades civis, compareceram à celebração e desejaram boa sorte ao padre na sua nova caminhada.
No final da celebração,
Pe. Edimundo recebeu presentes, foi bastante aplaudido e abrigado por dezenas de fiéis que o abraçaram e posaram com o mesmo para fotos que serão guardadas como recordação de um homem íntegro nas suas atribuições e querido pelo do povo católico e de outras confissões religiosas, por onde ele passou.
Emocionado, Padre Edimundo, disse que a amizade cria vínculo e mesmo sabendo que está partindo e não indo embora, essa amizade mexe com o sentimento e com a ligação afetiva com os fiéis e que já durava três anos, porém, vai perdurar pra toda a vida.
Deus tem sempre uma boa surpresa pra nós, e o chamado
não foi uma novidade porque estou a serviço. “Eu dizia para o meu arcebispo, que não tem cola na sola do meu sapato”, consequência da consciência missionária que tenho diante da obediência prometida á igreja no dia da minha ordenação sacerdotal e pela liberdade interior amar e servir em qualquer lugar. Embora seja uma coisa muito rápida, é uma necessidade da igreja, e quando ela chama através dos nossos bispos, livremente devo dizer sim.
Eu tenho uma longa caminhada com o povo de Deus e com a Arquidiocese de Feira de Santana, e daqui do bairro Tomba especificamente eu levo muita alegria, aprendizado e satisfação pois não canso de dizer por onde eu passo, que a paróquia desse bairro tem um povo fino e grã-fino, grã-finos pela fé, respeito e trabalho. Aqui ninguém se recusa aos serviços. Pessoas hospitaleiras que alegraram meu coração e me fizeram enxergar com clareza o reino de Deus, para além dos desafios que todos nós encontramos. Portanto, o que eu levo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um raio-x, uma fotografia da bondade e da acolhida de pessoas de fé que jamais serão esquecidas.
Missão
A missão está em nós pela graça do batismo e Jesus Cristo é um missionário do Pai por excelência, reafirmou.
Em Manaus, serão colocadas em práticas muitas situações que foram implementadas aqui na cidade. “A vida é missão, Jesus Cristo é missão, a Igreja é missão, eu sou uma missão neste mundo. Aliás, nós somos uma missão e a natureza da igreja é ser missionária, por isso, não é uma proposta estranha. A surpresa de Deus é que eu não esperava que a hora de partir para uma nova realidade seria agora, mas irei com muita serenidade e alegria.
Padre Edimundo Almeida Santos, teve sua formação com os Pobres Servos da Divina Providência, no bairro Cidade Nova, aqui em Feira de Santana. Depois foi morar por três anos e meio no Rio Grande do Sul, aonde cursou licenciatura em Filosofia. Ao retornar a Bahia, residiu durante um ano, fazendo experiência pastoral em Araci, depois foi morar em Salvador onde fez o Curso de Teologia na UCSAL (Universidade Católica do Salvador, reconhecido pelo MEC). Foi morar em São Gonçalo dos Campos, como vice reitor do seminário menor. Foi ordenado padre e atuou nas paróquias de Ouruçangas, Água Fria, Tanquinho e Candeal. Eleito coordenador arquidiocesano de pastoral, veio morar em Feira, aonde participou do Conselho Presbiteral do Colégio de Consultores, Conselho de Formação e de todos os Conselhos da Arquidiocese. Durante cinco anos foi o Coordenador de Pastoral Arquidiocesano, durante quatro anos atuou como Assessor de Pastoral dos Bispos do Regional Nordeste III, que abrange os Estados de Bahia/Sergipe e atualmente é um Representante dos Presbíteros da Arquidiocese de Feira de Santana.
Padre Rodrigo dos Santos Simas, foi nomeado para suceder Pe. Edimundo Almeida dos Santos.
Acompanhemos com as nossas orações, a vida e missão do Pe. Edimundo.