A atriz Léa Garcia morreu aos 90 anos em Gramado (RS), onde receberia uma homenagem no Festival de Cinema. Artista foi ícone da representatividade negra no teatro, TV e cinema
A atriz Léa Garcia morreu aos 90 anos nesta terça-feira (15) em Gramado, na serra do Rio Grande do Sul. Ícone da representatividade negra no teatro, cinema e TV, a veterana seria homenageada no Festival de Cinema de Gramado com o Troféu Oscarito pelo conjunto da obra. A morte de Léa acontece pouco mais de uma semana após o falecimento de Aracy Balabanian e é mais uma perda irreparável para as artes brasileiras em 2023.
“É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado da nossa amada Léa Garcia”, informaram os parentes da atriz. A atriz foi vítima de um infarto agudo no miocárdio e encaminhada a um hospital, porém não resistiu. Léa desembarcou na cidade no final de semana e chegou a posar ao lado do Troféu Kikito de Ouro entregue aos melhores do cinema.
Na carreira, Léa Garcia atuou em novelas como as primeiras versões de “Selva de Pedra” (1972) e “Escrava Isaura” (1976, onde foi a vilã Rosa) e nos remakes de “A Viagem” (1994) e “Anjo Mau” (1997), além das minisséries “Abolição” (1988) e “Agosto” (1993), todas na Globo. A morte da atriz abalou amigos e fãs como Lázaro Ramos e Manoel Soares.
Foto:TV Globo / Purepeople
Fonte:www.terra.com.br