A Fifa anunciou nesta quarta-feira (11), as sedes das duas próximas Copas do Mundo. Em 2030, o mundial será disputado em Marrocos, Espanha e Portugal.
Em 2030, três jogos vão acontecer na Argentina, Uruguai e Paraguai, sendo apenas um embate em cada país. Estas partidas são uma forma de celebrar os cem anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930.
As sedes foram confirmadas no Congresso Extraordinário da Fifa. Todas as candidaturas já estão aprovadas pelas inspeções técnicas. Aliás, chamou a atenção que as candidaturas não tiveram concorrentes. Assim, o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, apenas cumpriu o protocolo de divulgar os locais das próximas Copas.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, esteve no congresso e discursou, dizendo que era “um dia histórico para o futebol”, citando o Mundial de 1930. Os presidentes das federações argentina, uruguaia e paraguaia também falaram.
A candidatura da Copa de 2030 propõe, em sua fase principal, jogos em 20 estádios (11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal) de 17 cidades, sendo nove espanholas, seis no Marrocos e duas em Portugal (Lisboa e Porto).
Já em 2034, a Copa será disputada na Arábia Saudita. Aliás, o país era o único concorrendo para ser sede do Mundial. Contudo, a candidatura sofre críticas de organismos internacionais de direitos humanos, que cobram da Fifa que não realize a competição no país. A Noruega, por exemplo, reclamou formalmente da escolha.
Contudo, a Fifa definiu mesmo assim a Arábia Saudita como sede. O país propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, acabou sendo escolhido para receber o jogo de abertura e a final.
Fonte:esporte.ig.com.br