Dezembro Vermelho é uma Campanha Nacional de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Segundo Dr. André Lessa, médico infectologista, credenciado à rede União Médica, a AIDS é considerada uma doença pandêmica e que continua crescendo no país. Os dados não negam esta afirmação.
No Brasil 960 mil pessoas vivem com a doença. Em Feira de Santana, existem atualmente 3.613 pacientes com o vírus do HIV/AIDS. De janeiro a novembro deste ano 303 pessoas foram diagnosticadas com o vírus HIV, na cidade, o que dá uma média 30/32 pacientes por mês. A informação é do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS.
Com a evolução da ciência a expectativa de vida de uma pessoa infectada pelo vírus da imunodeficiência humana é muito semelhante ao restante da população. Isso ocorre por conta do tratamento que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Com o tratamento a chance deste paciente ficar com a carga viral indetectável é grande. Mas, é necessário continuar o acompanhamento com os médicos e segui-lo sem interrupções”, alertou o infectologista.
Na opinião de Dr. André Lessa, negligenciar na prevenção é um erro que infelizmente tem contribuído para o crescimento da doença. “Hoje já existem remédios de uso contínuo para prevenção do HIV. Porém, a melhor estratégia é uma prevenção combinada ao uso do preservativo nas relações sexuais, o que deve proteger o indivíduo não só do HIV, mas também de outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), como sífilis e HPV (Papiloma vírus humano).
FONTE: ASCOM | UNIÃO MÉDICA