Em visita à fronteira com o México, presidente dos EUA disse que cenas vistas em Brasília são ‘ultrajantes’, em meio a questionamentos de correligionários sobre a permanência de Bolsonaro no país
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse em suas redes sociais que a invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro é “um atentado à democracia e à transferência pacífica de poder”. Dois anos e dois dias após a invasão do Capitólio por turbas apoiadas pelo então presidente americano Donald Trump, as cenas em Brasília levaram correligionários mais progressistas do ocupante da Casa Branca a questionar a permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro na Flórida.
“Eu condeno o assalto à democracia e à transferência pacífica de poder no Brasil”, escreveu Biden em seu Twitter. “As instituições democráticas brasileiras têm nosso apoio total e a vontade do povo brasileira não deve ser minada. Estou ansioso para poder continuar a trabalhar com [o presidente] Lula.”
Minutos antes, o presidente havia comentado brevemente as invasões bolsonaristas durante sua visita à cidade de El Paso, no Texas, na fronteira com o México. Ao passar pela comitiva de jornalistas que o acompanha, Biden foi indagado por repórteres sobre a situação no Brasil, limitando-se a classificá-la como “ultrajante”.
Fonte:oglobo.globo.com
Presidente dos EUA, Joe Biden, durante entrevista coletiva na Indonésia Saul Loeb / AFP