Há festas que acabam e festas que permanecem. Há festas que dão dor de cabeça e muito arrependimento e outras, com sabor eterno porque jamais são esquecidas. O Natal de Jesus é uma dessas festas. Tem a duração de mais de dois mil anos e nunca vai acabar. O Natal é a festa da vida, da família, da esperança, da solidariedade, da luz e da paz.
FESTA DA VIDA. O que está acontecendo com a humanidade? Por que vemos tantas formas de violência? Diante dessa realidade, celebrar Natal é recordar que a vida é sagrada. É um presente de Deus! Por isso, é grande a responsabilidade de todos cuidar sempre e bem da vida humana e da ecologia, do mundo, nossa “Casa Comum”.
FESTA DA FAMÍLIA. Celebrar o Natal é lembrar a família. É nela que descobrimos o sentido de nossa existência, aprendemos a superar os desafios e a recomeçar a cada novo dia. Jesus foi enviado ao mundo através de uma família: José e Maria. A família de Nazaré é modelo para todas as famílias. Por isso, elas tornam-se morada de Deus.
FESTA DA ESPERANÇA. Esperança de ver crianças felizes, idosos sorrindo, pessoas se abraçando, famílias com casa, comida, água, saúde, educação, segurança, igualdade de direitos e vida com dignidade para todos. Esperança do ser humano reconhecer que Deus é criador de tudo, que Ele é o centro de tudo e que tudo converge para Ele. Nossa esperança tem rosto e nome: Jesus Salvador. “Ele é nossa esperança” (Cl. 1-27).
FESTA DA SOLIDARIEDADE. Celebrar o Natal é solidarizar-se com o próximo, seja ele quem for. É unir-se ao outro para, com ele, buscar melhores condições e qualidade de vida para todas as pessoas. É ser o “bom samaritano” em todos os ambientes, porque “Somos Todos Irmãos”.
FESTA DA PAZ. Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (Jo. 14,27). Que essa paz possa estar presente em todas as famílias e que se afastem as trevas do ódio, da discórdia, da falta de diálogo, da guerra, das divisões… Que as famílias, neste Natal, possam ouvir, novamente, o canto dos anjos; “Glória a Deus nas alturas e paz na terra às pessoas de boa vontade” (Lc. 2,14).
“NÃO TENHAIS medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor”. (Lc. 2,10-11). Essa foi a alegre mensagem anunciada aos pastores comunicando-lhes o nascimento de Jesus. É, também, com essa certeza que desejo a você um abençoado Natal e que seja celebrado com grande alegria.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br