No CAPS AD é possível encontrar ajuda para vencer o vício
Quem passava com o cigarro na mão era abordado pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) no Shopping Popular Cidade das Compras, na manhã desta quarta-feira, 31, com a proposta de trocar por uma rosa. A iniciativa teve o intuito de sensibilizar os fumantes para os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto).
Além da rosa, os fumantes receberam ainda informativos com orientações sobre como tratar o tabagismo. No CAPS AD é possível encontrar ajuda para vencer o vício. São quase 9 mil pacientes cadastrados para tratamento de substâncias psicoativas e atualmente 2 mil sendo acompanhados.
Preocupado com a saúde, o comerciante Emerson Simões, 40 anos, diz que abandonou o hábito. Por dois anos fumava cerca de oito cigarros por dia. Agora, alerta outras pessoas a largarem o vício também.
“Era um hábito que custava caro e muito prejudicial à minha saúde. Assim que notei um desconforto na minha respiração deixei de lado o cigarro. Recentemente perdi um amigo por conta desse vício e com essa vivência procuro sempre alertar as pessoas a abandonarem o fumo”, afirma.
Na avaliação da coordenadora do CAPS AD, Mariana Rios, a iniciativa sensibiliza e promove uma atitude de impacto na vida dos fumantes, além de motivar a procurar ajuda. O CAPS AD fica situado na rua Paris, 41, bairro Santa Mônica.
“O uso do cigarro é tão prejudicial à saúde que em alguns casos é necessário o acompanhamento psicológico para deixar de consumi-lo”, alertou.
Foto: Thiago Paixão
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br