Paciente de 61 anos passa bem
Uma mulher de 61 anos é a primeira paciente submetida à trombectomia mecânica de AVC (acidente vascular cerebral) de Feira de Santana. O procedimento inédito foi realizado na noite de ontem, 29, no centro cardiovascular da Santa Casa de Misericórdia. A paciente chegou ao hospital em coma e hoje apresenta quadro estável.
A equipe do setor de hemodinâmica da unidade cardiovascular agiu de maneira rápida, logo depois que a paciente deu entrada no hospital.
O uso da técnica permitiu a reversão do quadro – a paciente está em franca recuperação. “Pela terapêutica medicamentosa habitual, a paciente estaria condenada a permanecer com grandes sequelas neurológicas, alto risco de morte intrahospitalar ou até mesmo de vir a óbito”, alerta o médico Alexandre Cedro, coordenador de hemodinâmica da Santa Casa e um dos responsáveis pelo tratamento.
O médico Arthur Lacerda, principal cirurgião envolvido no emprego da técnica, explica que a trombectomia consiste em um “procedimento que agrega tecnologia de ponta ao tratamento do paciente com AVC isquêmico, utilizando o que existe de mais novo para essa patologia”, destaca o neurorradiologista intervencionista. De acordo com ele, a técnica consiste na retirada do trombo (coágulo) por via endovascular, restabelecendo o seu fluxo habitual.
A trombectomia mecânica de AVC é realizada numa sala de cirurgia com equipamentos especiais, a chamada sala de hemodinâmica. “Através de uma técnica minimamente invasiva, é realizada uma punção de uma artéria da perna, e um cateter especial é introduzido para detecção e aspiração do coágulo que causa o AVC”, esclarece Alexandre Cedro. O médico explica que, desta forma, é possível desobstruir o fluxo de sangue, e permitir melhora dos sintomas’, esclarece Alexandre Cedro.
“Ressaltamos a capacidade de atendimento da nossa equipe, focada na área de cardiologia e hemodinâmica, e a nossa competência técnica na realização deste tipo de procedimento”, afirma o médico Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa. Este é um serviço muito importante para Feira de Santana e ele vai continuar salvando a vida de centenas de pessoas que buscam o nosso hospital, assegura Rodrigo.
“O serviço de cardiologia da nossa Santa Casa é uma referência para toda região e um orgulho para nosso município. Neste segundo semestre, estamos ampliando o atendimento e os procedimentos de alta complexidade, trazendo mais inovações como esta. Temos certeza que mais pessoas serão beneficiadas por essa instituição que oferece medicina de alta qualidade, evitando assim as transferências para Salvador ou outros centros”, afirma o médico Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa.
Na foto, os médicos Arthur Lacerda e Alexandre Cedro, cirurgiões responsáveis pela trombectomia mecânica de AVC📸 Santa Casa de Feira