Pesquisa global analisou dados de 204 países e territórios, revelando que jovens adultos são menos propensos a serem diagnosticados com diabetes do que pessoas mais velhas
Quando foi a última vez que você verificou seu açúcar no sangue? Um novo estudo sugere que pode valer a pena investigar.
Quarenta e quatro por cento das pessoas com 15 anos ou mais que vivem com diabetes não são diagnosticadas, então não sabem que têm a doença, de acordo com análise de dados publicada na segunda-feira (8) na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology.
O estudo analisou dados de 204 países e territórios entre 2000 e 2023 em uma revisão sistemática de literatura publicada e pesquisas. Os resultados em nível global são para pessoas com 15 anos ou mais.
“A maioria das pessoas com diabetes que relatamos no estudo tem diabetes tipo 2”, disse Lauryn Stafford, autora principal do estudo.
Cerca de 1 em cada 9 adultos vive com diabetes em todo o mundo, segundo a Fundação Internacional de Diabetes. Nos Estados Unidos, 11,6% dos americanos têm diabetes, de acordo com dados de 2021 da Associação Americana de Diabetes.
“Descobrimos que 56% das pessoas com diabetes estão cientes de que têm a condição”, disse Stafford, pesquisadora do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde. “Globalmente, há muita variação geográfica e também por idade. Em geral, países de alta renda estavam se saindo melhor no diagnóstico de pessoas do que países de baixa e média renda.”
Fonte:www.cnnbrasil.com.br