A solenidade foi acompanhada por autoridades militares, familiares e convidados, celebrando disciplina, dedicação e o reforço à segurança pública na região.
A Polícia Militar da Bahia realizou, nesta sexta-feira (5), a formatura da turma 2024.1, em cerimônia simultânea em todo o estado. Em Feira de Santana, 74 novos soldados concluíram um ano de formação no 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), marcando o início de suas carreiras na corporação. A solenidade foi acompanhada por autoridades militares, familiares e convidados, celebrando disciplina, dedicação e o reforço à segurança pública na região.
Entre os formandos, Matheus Fernandes Campos se destacou ao conquistar o terceiro lugar no mérito intelectual. Em entrevista, ele descreveu a emoção do momento.
“É um sentimento de muita alegria, nós estamos esperando por esse dia há muito tempo, é o grande dia. Nós almejamos chegar com o máximo de aproveitamento possível”, afirmou.
Matheus, que já havia servido ao Exército como sargento, disse que a afinidade com a vida militar foi determinante para seguir a carreira na PM.
“Eu ingressei já por ter afinidade com esse lado militar. Servi o Exército, ingressei em 2021 nessa vida e até aqui estou. Sempre galgando lugares melhores e de forma que eu possa propiciar uma condição melhor para minha família”, explicou.
Sobre a homenagem que recebeu durante o curso, ele destacou a importância do reconhecimento.
“É algo muito simbólico e especial. As avaliações ao longo do ano vão computando notas, e os primeiros colocados recebem essa premiação.”
Com a conclusão da formação, Matheus revelou que pretende atuar em Feira de Santana: “Se eu fosse transferido para outra região, não teria problema. Mas graças à nota, vou poder escolher sim atuar em Feira, que é onde eu moro.”
O coronel Muller, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), celebrou a chegada dos novos soldados.
“É alegria e satisfação testemunhar 74 jovens que renunciaram momentos de lazer e convivência com a família para se qualificar e chegar até aqui. Sangue novo que chega para robustecer e operar a segurança pública”, disse.
Ele explicou que a distribuição dos formandos seguirá o planejamento estratégico da corporação, priorizando regiões com maior necessidade.
“Feira de Santana é bem servida de efetivo, temos quase 1.800 policiais aqui. Mas vamos priorizar tanto Feira quanto cidades como Conceição do Jacuípe, Santo Estêvão, Irará e outras da região”, detalhou.

Foto: JP Miranda
O coronel também comentou sobre o perfil da nova geração de policiais, cada vez mais qualificada.
“O que temos observado é que boa parte dessa turma já é formada em nível superior. Isso mostra que a carreira militar é atraente e que os melhores têm ingressado na corporação.”
O major Jefferson Capinan, comandante da Companhia de Guarda, também participou do evento e destacou a preparação dos formandos para atuar em diferentes áreas da PM.
Fonte:deolhonacidade.net
Foto: JP Miranda


















