A sugestão de celebrar o Dia do Professor, no dia 15 de outubro, nasceu de uma iniciativa da Associação dos Professores Católicos do Rio de Janeiro. Naquele dia, apresentava-se nas escolas, a figura do Pe. José de Anchieta como o primeiro mestre do Brasil. A ideia foi aceita e difundiu-se rapidamente em todo país.
O PROFESSOR é personagem indispensável na formação humana das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ele sabe que sua missão não consiste apenas, em transmitir conhecimentos, mas principalmente, ensinar ao aluno estudar, valorizar o ensino e ajudá-lo a descobrir os caminhos da verdadeira cidadania e dos valores humanos, éticos, sociais e religiosos.
A MISSÃO do professor é de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o futuro. Para cumprir bem essa missão ele deve ser coerente, compreensivo, entusiasta, paciente, tolerante, criativo, persistente, justo e confiar sempre em Deus. Diante dessa missão, compreende-se melhor a sua dignidade e a gratidão que lhe devemos tributar, pois ele é o mestre de nossa vida.
A GRANDEZA de um país não se mede pelo seu PIB (Produto Interno Bruto), nem pela extensão territorial, nem pelas jazidas de minerais, nem pelo poderio de suas armas. A verdadeira grandeza é a que procede da inteligência e do caráter de seu povo. E nesse sentido, toda a estratégia em relação ao futuro, precisa passar pela educação. Também, não se pode confundir educação com instrução. Nem se pode imaginar que toda a educação passe pelas salas de aulas.
A FAMÍLIA deve ser a primeira educadora. A escola e o Estado são complementares. Na família se vive a primeira experiência comunitária. Os pais são os primeiros mestres. Mas, também, grande parte da responsabilidade recai sobre o Estado, que tem o dever sagrado de estabelecer políticas que priorizem a educação. A grandeza de uma Nação começa pela educação.
ENTRE os mais de 40 títulos conferidos a Jesus, nos Evangelhos, o mais comum é o de Mestre. Ele é Mestre para os apóstolos e para as multidões. Até mesmo os seus adversários dão-lhes esse título. E nesta ótica, todos devemos ser discípulos do Mestre Jesus, pois só Ele é o caminho, a verdade e a vida. Só Ele é a Luz do mundo.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br