Referência em oncologia, cardiologia e transplante renal, a Santa Casa de Feira de Santana completa neste sábado, 25, 164 anos. A mais importante entidade filantrópica da região leste da Bahia mantém sua tradição na oferta de serviços de excelência na área de saúde a pacientes de mais de 100 municípios baianos.
Fundada em 25 de março de 1859, a Santa Casa é mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, com 152 leitos, dos quais 22 são da Unidade de Terapia Intensiva, UTI.
No último ano de 2022, a instituição realizou mais de 4 mil cirurgias, 40 mil consultas e 30 transplantes renais. Além destes, garantiu assistência a mais de 30 mil pacientes em tratamento de câncer.
Também no período recente, uma conquista importante para a instituição foi o credenciamento junto à Secretaria de Saúde do Estado na área de ortopedia, que permite a realização de cirurgias de traumo-ortopedia, e em cardiologia, que ampliou significativamente o atendimento desta especialidade. São realizadas cirurgias cardíacas, angioplastia, cateterismo e implante de marcapasso, entre outros procedimentos.
Especificamente na área de cardiologia, o credenciamento viabiliza a cobertura dos atendimentos de forma mais equilibrada, uma vez o hospital passa a contar com o incentivo financeiro para a realização dos procedimentos que, ao longo de décadas, acumulam uma defasagem substancial decorente da não atualização da tabela do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Outro destaque relevante é a implantação de três programas de residência médica nas áreas de Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia e Administração em Saúde.
“A Santa Casa é patrimônio de Feira de Santana, uma instituição focada no atendimento de qualidade à população. Estamos realizando um esforço para torná-la ainda mais moderna e eficiente, buscando novas formas de financiamento e a ampliação dos serviços”, defende Rodrigo Matos, provedor da entidade.
Para marcar a data, uma missa reunirá neste sábado, 25, às 7h30min., colaboradores, gestores, membros da Mesa Administrativa, médicos, autoridades e a comunidade. Será celebrada na Capela Nossa Senhora da Piedade (localizada no estacionamento do Hospital Dom Pedro de Alcântara) pelo arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni de Castro, e pelo padre Júlio Santa Bárbara, da Paróquia Senhor dos Passos.