Estar disposto física e mentalmente para trabalhar, fazer suas atividades, namorar, estudar, se divertir. Uma boa noite de sono, além de restabelecedora para o organismo do indivíduo, resulta em concentração e performance melhores no dia seguinte naquilo que a pessoa se propõe a fazer e viver, até o humor melhora. Porém, como salienta o cirurgião bucomaxilofacial, Thiago Leite, cerca de 40 por cento da população brasileira, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase a metade, sofre com um problema que representa, dentre outras questões, uma das principais causas de noites mal dormidas: o bruxismo.
O especialista afirma que o chamado bruxismo do sono é um hábito oral que ocorre enquanto a pessoa dorme, caracterizado por movimentos da musculatura temporomandibular, que força o contato dos dentes. As pessoas rangem os dentes forçando um contato entre as superfícies dentárias. As consequências dessa desordem incluem desgaste excessivo dos dentes, fraturas dentárias, dor muscular, inflamação e recessão das gengivas, dor na articulação temporomandibular, risco aumentado de problemas periodontais, sobrecarga em implantes, perdas dentárias e distúrbios no sono, como chama a atenção Dr. Thiago Leite.
Para se ter uma ideia, até mesmo crianças e adolescentes podem sofrer com esse problema, o qual pode, inclusive, estar relacionado com problemas emocionais. “Entre os motivos emocionaismais facilmente associados ao bruxismo, estão sensações de ansiedade, estresse, raiva e tensão, que provocam esse ranger de dentes, quando diurno, ou completamente inconsciente quando a pessoa está dormindo”, explicou o cirurgião. O Thiago Leite frisa que é de fundamental importância aproveitar o mês da campanha Janeiro Branco, voltado para a Saúde Mental, para que as pessoas que sofrem, e muitas vezes nem sabem, mas são acometias por dores orofaciais, cansaço e indisposição mesmo ao acordar, apertamento dos dentes durante o dia, busquem ajuda, um diagnóstico e tratamento.
“Sabemos que os casos de bruxismo estão aumentando e que estão sim relacionados a um contexto de estilo de vida cada vez mais atribulado. Buscar um diagnóstico com um profissional bucomaxilo, bem como o melhor tratamento, é o caminho mais curto para uma vida realmente saudável, pois noites mal dormidas sempre vão representar dias mais cansativos e com irritabilidade, implicando em pouca produtividade no trabalho ou relações desgastantes em casa e em outros contextos sociais”, ressaltou. O tratamento do bruxismo dependerá de cada caso, podendo ser feito com a utilização de placas interoclusais para serem utilizadas durante o sono, ou medicação, indicação de outras terapias. “O objetivo é relaxar os músculos da mastigação e diminuir o atrito decorrente do ranger dos dentes”.
Agência Viver Mais Comunicação Integrada
Contatos: Cristiane Melo (75 991341324) e Adriana Matos (75 991319845)