Substituição de “Iemanjá” por “Yeshua” em música levanta debate sobre cultura religiosa; MP-BA convoca audiência pública para investigar possível discriminação
O relacionamento entre as cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte parece não estar no melhor momento. Durante a madrugada desta quinta-feira (9), fãs notaram que as artistas deixaram de se seguir no Instagram após uma suposta indireta de Ivete sobre a substituição do nome “Iemanjá” por “Yeshua” na música Caranguejo, durante uma apresentação de Claudia.
Um detalhe chamou ainda mais atenção dos internautas: Ivete Sangalo continua seguindo Márcio Pedreira, marido de Claudia, enquanto o perfil de Claudia não aparece mais entre os seguidores de Ivete, levantando suspeitas de um possível bloqueio. A polêmica teve início quando Ivete comentou uma publicação do ex-secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, que criticava artistas que desrespeitam a cultura negra. Apesar de o post não citar nomes, muitos atribuíram a mensagem à recente atitude de Claudia Leitte.
Nas redes sociais os fãs das cantoras comentaram a situação. “Chocado que Ivete e Cláudia pararam de se seguir, esse carnaval vai ser babado viu?”, escreveu um internauta. Um outro perfil ressalta o fato de Claudia sustentar a amizade entre as divas sozinha.”Uma coisa eu sei: Cláudia tirou um peso das costas por carregar essa “amizade” sozinha”, afirmou.
A substituição do nome da orixá Iemanjá, representativo das religiões de matriz africana, por “Yeshua”, termo relacionado a Jesus, gerou grande repercussão e resultou em uma investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O órgão apura se a mudança configura discriminação ou dano moral coletivo contra o patrimônio cultural afro-brasileiro.
Fonte:www.correio24horas.com.br