Caso aconteceu em Feira de Santana e foi informado pelas secretarias de saúde municipal e estadual. Vítima é homem de 56 anos, que segundo a família, é um alcoolista crônico.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ressaltou a importância de obedecer protocolos após o estado registrar o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesab), o homem morreu quatro dias após dar entrada em um hospital de Feira de Santana, a 100 km de Salvador.
“Nós não podemos criar alarde, facilitar, para que não haja qualquer tipo de excesso. Mas nós também queremos pedir para que evitem circular informações que não são verdadeiras. Qualquer fato comprovado, a Sesab irá se pronunciar. Não fará isso sozinho. Fará com o Ministério, com o Município”, afirmou.
De acordo com Jerônimo, após ser avisado sobre o caso suspeito, ele conversou com o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União). O governador ainda disse que aguarda o resultado das análise do Instituto Médico Legal (IML), que deve sair em sete dias.
“Todo procedimento técnico nós estamos fazendo. A Vigilância tem acompanhado isso 24 horas e eu quero pedir para a sociedade baiana que confie no sistema de saúde da União e do Estado, o SUS, que está cuidando disso”, pontuou o governador.
“Se acontecer outros casos da natureza de denúncias de um fato, nós haveremos de conversar com cada prefeito, secretário e equipe de saúde municipal”.
As secretarias estadual e municipal confirmaram o caso suspeito em Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (3).
A Sesab informou que o paciente é um homem de 56 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, na segunda-feira (29), e morreu na madrugada desta sexta.
A equipe de produção da TV Bahia apurou que a vítima era Marcos Evandro Santana da Costa. O caso foi registrado após o médico considerar o estado de saúde dele e a informação de que ele era um alcoolista crônico.
Os familiares afirmaram que Marcos Evandro morava sozinho e foi encontrado sozinho, com alteração no nível de consciência e palidez, em casa, por um parente. Por causa da situação, ele foi levado para a UPA.
Fonte:g1.globo.com/ba
Governador ressalta protocolo para investigar suspeita de intoxicação por metanol na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia