Em 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Estes profissionais já eram importantes, mas a crise sanitária ampliou a necessidade das especialidades no sistema público com o acréscimo de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os fisioterapeutas se mostraram essenciais na linha de frente, na recuperação de pacientes atingidos por infecções causadas pelo coronavírus, no processo de intubação e extubação em pacientes que agravaram e também no pós-covid.
No último ano, a procura por fisioterapeuta hospitalar e respiratório no Brasil subiu 725% e 716%, respectivamente, segundo dados de vagas de empregos divulgados por um site nacional de classificados e empregos (Catho).
De acordo com Vinicius Oliveira, fisioterapeuta neurofuncional, depois de uma internação hospitalar longa, muitas pessoas apresentam déficit de força muscular, diminuição de capacidade de expansão dos pulmões, alteração no equilíbrio e na coordenação, entre outras dificuldades. Por isso, não é surpresa que o uso de soluções informatizadas tornam as atividades mais interessantes e promovem uma maior adesão ao tratamento
“A reabilitação física segue essa tendência e faz o uso da tecnologia por meio de equipamentos que potencializam os resultados e avanços nos processos de reabilitação. No Centro de Reabilitação Reabserv, por exemplo, existe um investimento alto nestes equipamentos que muitas vezes são levados até os paciente que possuem nenhuma ou baixa mobilidade, posso afirmar que atualmente a tecnologia é uma grande aliada da fisioterapia”, afirmou Vinicius.
Qual é a importância da tecnologia na fisioterapia?
São diversas as tecnologis utilizadas nesta área. Ainda de acordo com Vinicius Oliveira, na reabilitação são usadas várias outras tecnologias o que é especialmente importante para crianças, adolescentes e as gerações mais recentes, que já nasceram inseridas na tecnologia da informação e no mundo digital.
“São vários os equipamentos utilizados na fisioterapia como forma de potencializar os resultados, dentre eles podemos citar: gameterapia; eletroterapia; esteira elétrica, therasuit, maca ortostática, guincho para suspensão de peso, neuromodulação transcraniana, neuroprotese, hidroterapia, dentre outros”, concluiu o fisioterapeuta.
Outra tecnologia que ficou conhecida na pandemia foi a ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) que funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. A sofisticada tecnologia imita a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a cura acontece.
Sobre a função do Fisioterapeuta
13 de Outubro é o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do terapeuta Ocupacional. A data foi determinada pela aprovação do Decreto-Lei no 908/69, regulamentando, assim, a profissão. Além disso, em 1975, foi aprovada a Lei nº 6316, de caráter federal, estabelecendo direitos e obrigações para esses profissionais.
Os fisioterapeutas são responsáveis por atender a pacientes, dentro dos hospitais e em domicílio, que tenham a situação de saúde delicada, como recém-nascidos prematuros, vítimas de acidente de trânsito, pessoas que passaram por cirurgia ou com condições como AVC e doença cardiovascular.
Fonte: Assessoria de Imprensa