Nesta segunda-feira (21) a Catedral Metropolitana de Sant’Ana realizará uma missa de sufrágio da alma do Papa Francisco, às 17h.
O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, lamentou a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Através de uma nota de pesar, Dom Zanoni Dementtino Castro comentou o legado deixado pelo pontífice e recordou momentos com o líder da Igreja Católica, entre eles, o encontro em que o baiano presenteou o pontífice com um pandeiro.
O argentino recebeu o instrumento das mãos de Dom Zanoni, após encomenda feita por Ibrahim Muinde, titular da Paróquia São Roque, primeira igreja Quilombola do Brasil, que fica na zona rural de Feira de Santana e foi fundada em 2022.
O ato aconteceu no dia 27 de maio de 2022, em Roma, na Itália. No registro histórico, Francisco aparece em uma cadeira de rodas e aparentemente debilitado, mas sorridente. O papa, inclusive, arriscou alguns movimentos com o pandeiro.
O pandeiro foi feito pelos moradores da comunidade quilombola de Matinha dos Pretos, onde fica a paróquia. A localidade é conhecida pela preservação cultural, sobretudo o samba de raiz.Conforme Dom Zanoni, o item foi escolhido como “símbolo da fé e resistência de um povo que ele sempre acolheu com ternura e atenção pastoral”.
“Tentamos encontrar um presente que representasse o a força e a alegria nosso povo, que nos levasse à ele. E assim levamos esse instrumento e foi uma grande satisfação”, disse o padre Ibrahim Muinde, em entrevista à TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, nesta segunda-feira (21).
“Papa Francisco partiu para a casa do Pai, mas deixa um legado que continuará a inspirar a caminhada da Igreja no Brasil e no mundo. Seu magistério, sua simplicidade, seu amor pelos descartados e sua incansável luta por uma ecologia integral permanecem vivos entre nós”, afirmou em nota o arcebispo Dom Zanoni.
Nesta segunda-feira (21) a Catedral Metropolitana de Sant’Ana realizará uma missa de sufrágio da alma do Papa Francisco, às 17h.
“Ficamos surpresos com a morte do papa, já que ele fez uma aparição na celebração de Páscoa e saudou os peregrinos. Isso entristeceu o nosso coração mas a igreja segue firme na esperança da vida eterna. Estamos em oração rezando pelo descanso eterno no papa”, afirmou o pároco da Catedral, padre Paulo de Tarso.
Fonte:g1.globo.com/ba
Papa Francisco recebe pandeiro feito por comunidade quilombola da Bahia em conferência feita na Itália — Foto: Reprodução/TV Subaé