Vazão não deve levar riscos para os municípios próximos
A Votorantim Cimentos, empresa que administra a barragem de Pedra do Cavalo, localizada entre as cidades de Cachoeira e Governador Mangabeira, no recôncavo baiano, informou que ampliou a quantidade de água liberada pelas comportas a partir desta quarta-feira (4).
Em nota, a empresa afirmou que a vazão de água que será liberada não oferece riscos para os municípios que ficam próximos a barragem.
As comportas devem permanecer abertas enquanto o volume de água que chega ao reservatório continuar em um índice alto.
De acordo com a empresa, o procedimento pode ocorrer de acordo com a necessidade e faz parte das operações da usina, realizadas de forma controlada para garantir a segurança.
Barragem de Jequié
Na terça-feira (3), a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) acionou a Justiça que, responsabilizou a Companhia e determinou que a empresa faça o plano de recuperação das áreas afetadas.
O governo do estado atribuiu à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a responsabilidade pelos alagamentos ocorridos no final de dezembro em diversas cidades do sudoeste da Bahia, principalmente Jequié e Ipiaú.
O pedido foi para a responsabilização integral e objetiva da Chesf pelos danos em toda a região afetada, sem limitação a município específico. A barragem fica em Jequié, mas além da cidade, outros municípios estão abrangidos na área de influência, conforme detalhou a PGE.
Na decisão da Justiça, a Chesf ainda é obrigada a apresentar planos de segurança e de contingência da barragem.
A PGE também pediu prestação de auxílio emergencial imediata e a constituição de um fundo não de cerca de R$ 100 milhões, para garantir a responsabilidade integral da Chesf pelos danos socioambientais e às pessoas afetadas pelo desastre.
Fonte:g1.globo.com / ba