Foi aprovada em sessão da Câmara de Vereadores de Feira de Santana desta quarta (05), a lei que institui o data de 08 de julho, como o dia Municipal do Terço dos Homens. A iniciativa foi proposta pelo vereador Silvio Dias (PT), que salientou aos leitores do Conectado News, a importância do grupo católico, bem como a aprovação da lei pelo Legislativo feirense.
“O Terço dos Homens é um movimento criado em 2005 na Diocese de Feira de Santana, e hoje são mais de 100 grupos nas 20 paroquias do município, é um movimento que visa trazer para dentro das famílias a palavra de Jesus Cristo, a palavra de amor, carinho, a palavra de que devemos seguir as ordens do cristianismo, que efetivamente em família, cuidando das pessoas e do próximo. O Terço dos Homens tem crescido muito ao longo dos anos, costumo dizer que, quando a mulher vai sozinha para a igreja, dificilmente consegue levar o marido, o filho, mas quando o homem vai através do Terço dos Homens, leva a mulher, o filho, um amigo, um parente, as igrejas católicas estão voltando a ter aquela força e vigor, através do movimento do Terço dos Homens, e dessa forma, é que o projeto foi aprovado incluindo no calendário de Feira de Santana, no dia 8 de julho, como sendo o dia do Terço dos Homens”, disse.
CN – O que a aprovação dessa lei pode significar para esses grupos?
Silvio Dias – Principalmente chamar atenção para o movimento, mostrar sua existência na cidade, que é possível, apesar de toda a vida conturbada que temos hoje no mundo moderno, com a vida cheia de atividades, dedicar um tempo a Jesus Cristo, tempo para falar de Deus, tempo para que a família possa estar em comunhão com Cristo, e é isso que o Terço dos Homens mostra, e esse projeto tem a intenção simples, mas valorosa de dizer, que a palavra de Deus tem que ser valorizada todos os dias e é isso que o Terço dos Homens faz e com essa data poderemos a cada ano fazer algum tipo de evento para mostrar a força desse movimento aqui na cidade.
José Ferreira de Souza, integrante do grupo acerca de 10 anos, diz que serve por amor e que o Terço dos Homens o motiva a frequentar mais a igreja.
“Estou presente aqui para dar apoio a esse movimento, estamos chegando há 10 anos de Terço dos Homens, fui o primeiro coordenador, servo por amor, Retiro Coração de Maria, é um prazer que temos, vivo de coração contrito a Deus. O Terço dos Homens foi o que me trouxe a frequentar mais a igreja e se coligar aos irmãos lá fora, cada dia temos o prazer de puxar mais um Terço dos Homens e cada um que se apresenta temos o prazer de informar e pedir a benção de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora de Fátima, para que a cada tenhamos mais amor ao Terço dos Homens”, afirmou.
Edvaldo de Almeida Sampaio, que também é integrante do grupo, disse que o Terço dosa Homens o ajuda a fortalecer a cada dia mais a sua fé. “Me fortalece a cada dia mais, a ter mais fé, humildade, agradecer primeiramente a Deus e a nossos irmãos”, finalizou.
Reportagem: Luiz Santos
Fonte:www.conectadonews.com.br
Fotos: THMR