A UPA Estadual de Feira de Santana, administrada pela S3 Gestão em Saúde, comemorou na manhã desta sexta-feira (26) seus 9 anos de funcionamento. Referência no atendimento de urgência, a unidade realiza em média 7 mil atendimentos mensais. Por ser classificada como tipo 3, oferece alguns serviços e especialidades que complementam a rede de saúde do município, garantindo maior resolutividade em casos complexos.
Atualmente, a UPA conta com 24 leitos, sendo 4 destinados a pacientes críticos, 12 de observação adulta, 6 pediátricos e 2 de isolamento. A estrutura é complementada por laboratório de análises clínicas, salas de administração de medicamentos e classificação de risco, além de exames de bioimagem, como raio-x digital e ultrassonografia. Nos últimos meses, novos protocolos e serviços foram implantados, ampliando a resolutividade e garantindo maior agilidade nos atendimentos.
Celebração especial
A cerimônia contou com ato solene, homenagens à equipe e apresentação musical do Cabo Araújo, do 35º Batalhão de Infantaria, que representou o Exército Brasileiro e emocionou o público ao tocar saxofone na abertura e no encerramento do evento. Fotos e vídeos relembraram histórias marcantes da unidade, além de depoimentos de pacientes que receberam atendimento na UPA.
O diretor-geral da UPA, Edivan Celestino, destacou a importância do serviço prestado à comunidade.
“Nossa UPA nasceu com o propósito de salvar vidas, aliviar dores e ser um porto seguro para quem busca socorro nos momentos mais difíceis. Hoje celebramos vidas salvas, famílias acolhidas e colaboradores incansáveis que mantêm o brilho nos olhos porque sabem que aqui fazemos a diferença. Esta unidade é feita de gente: profissionais que se doam, pacientes que confiam e famílias que acreditam.Diariamente enfrentamos crises e dificuldades, mas também acumulamos conquistas, com a implantação de novos protocolos e serviços que tornam a unidade ainda mais forte e resolutiva”, afirmou.
O diretor médico, Zé Luiz, reforçou a confiança da população na UPA.
“Pela minha experiência como médico, posso dizer que a UPA Estadual tem um diferencial importante: o acolhimento. Apesar de Feira de Santana contar com uma média de 10 outras unidades de saúde, a nossa vive superlotada porque a população confia no serviço oferecido aqui. Esse é o maior sinal da relevância que a UPA conquistou para a cidade e para a região”, ressaltou.
A gerente operacional, Emanuelle Cunha, destacou o esforço da equipe multiprofissional.
“Manter uma média de 7 mil atendimentos por mês só é possível porque temos profissionais dedicados, que mesmo diante das dificuldades, não medem esforços para acolher e cuidar. O maior patrimônio da UPA é o seu time, e essa celebração é um reconhecimento a cada colaborador”, disse.
“O que mantém a UPA viva e forte nesses nove anos é justamente o valor humano de cada colaborador. Celebrar este aniversário é também renovar o compromisso de seguir cuidando da nossa comunidade com respeito, dedicação e humanidade”, completou o diretor médico, Zé Luiz, ao final da cerimônia.
O momento foi encerrado com parabéns, bolo e um lanche coletivo, em clima de confraternização.
Assessoria de Comunicação – UPA Estadual de Feira de Santana
