Homem não corre perigo de vida; outros cinco estão internados, um deles está em estado grave com ferimentos causados por arma de fogo
As cenas de violência entre torcedores da Universidad de Chile e do Independiente marcaram a noite desta quarta-feira. Nas imagens, é possível observar o desespero de um chileno para fugir dos agressores e, em seguida, a sua queda das arquibancadas. Mesmo sem relatório oficial de feridos, o embaixador chileno na Argentina, José Antonio Viera-Gallo, atualizou o estado de saúde do torcedor.
Algumas pessoas foram levadas ao hospital. O torcedor que caiu está fora de perigo; felizmente, havia um teto sobre sua cabeça, então ele está completamente fora de perigo. Há cinco pessoas no hospital, uma delas em estado grave devido a um ataque com arma de fogo – disse o embaixador em entrevista à Rádio ADN.
José Antonio também relatou o número de presos no episódio, ainda não divulgado de maneira oficial. Segundo o embaixador, 97 pessoas estão presas, incluindo três mulheres e cinco menores. A Universidad de Chile também informou os números da tragédia. Segundo o clube, 19 torcedores ficaram feridos com a confusão no estádio – a gravidade é variada.
A Conmebol confirmou o cancelamento do jogo no estádio Libertadores de América, e afirmou através de uma nota no início da madrugada que os órgãos judiciais da entidade vão decidir a classificação.
A partida estava empatada em 1 a 1, e a paralisação aconteceu aos dois minutos do segundo tempo, quando foi iniciada uma ação de vandalismo, que começou com a torcida visitante. O vencedor do confronto enfrentará o Alianza Lima nas quartas da Sul-Americana.
Ainda não se sabe quem será decidido como vencedor da partida, tendo em vista as possíveis punições da Conmebol. No Código Disciplinar de 2023 da confederação, uma das possíveis sanções é a exclusão da competição.
Fonte:ge.globo.com