A atuação da pasta ocorreu das 10h às 22h, durante todos os dias do evento
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) divulgou, nesta segunda-feira (15), o balanço de sua participação na 46ª edição da Expofeira, realizada entre os dias 7 e 14 de setembro, no Parque de Exposições João Martins da Silva. A atuação da pasta ocorreu das 10h às 22h, durante todos os dias do evento.
Com foco na garantia de direitos, promoção da cidadania e fortalecimento das entidades socioassistenciais, a SEDESO atuou por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania e do Conselho Tutelar.
Apoio à inclusão produtiva
A secretaria ofereceu apoio direto às instituições e grupos ligados à rede socioassistencial, com destaque para empreendedoras mulheres, em sua maioria mães solo, que participaram da feira com a comercialização de produtos artesanais e alimentos. Entre os itens expostos estavam laços para cabelos, colares, brincos, pulseiras, peças de crochê, tricô, fuxico, feltro e macramê, além de alimentos como acarajé, pipoca gourmet, doces, mel, entre outros.
Para garantir a participação dessas empreendedoras, a SEDESO disponibilizou espaço físico e estrutura completa gratuitamente, incentivando a geração de renda e a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade.
Atuação do Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar também teve presença ativa durante todo o evento, com 66 ocorrências registradas e a aplicação de 144 medidas protetivas. As principais situações atendidas foram:
Trabalho infantil: 24 casos
Crianças e adolescentes perdidos: 29 ocorrências
Negligência: 12 registros
Orientações: 100 procedimentos
Advertências: 18
Entrega sob responsabilidade de terceiros: 21
A atuação do Conselho garantiu segurança e proteção aos direitos das crianças e adolescentes, reforçando a importância da presença de órgãos de defesa da infância em eventos de grande porte.
“Criança é para brincar”, afirma secretária
A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, avaliou positivamente a atuação da pasta na Expofeira:
“A participação da SEDESO reafirma nosso compromisso com a cidadania, a proteção social e o desenvolvimento econômico com inclusão. Por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania, valorizamos os empreendedores e a economia local. Já o Conselho Tutelar teve papel essencial no combate ao trabalho infantil e na garantia dos direitos das crianças. Realizamos ações de conscientização com palestras e distribuição de material informativo, reforçando que criança é para brincar, curtir e aproveitar a infância. O trabalho deve vir apenas na vida adulta. Nossa presença integrada mostra que grandes eventos também podem ser espaços de cuidado, consciência e oportunidades para quem mais precisa”.
Conselho combate trabalho infantil com apoio da Agricultura
A conselheira tutelar Daiane Menezes também destacou a importância da atuação do órgão. “Desde o início do evento, fizemos um trabalho educativo e preventivo, orientando pais e responsáveis para redobrar a atenção com seus filhos. Registramos cerca de 29 casos de crianças perdidas, todas acolhidas e entregues com termo de responsabilidade, além de orientações. Também identificamos situações de trabalho infantil, especialmente com crianças conduzindo pôneis. Advertimos os responsáveis e coordenadores dessas atividades e realizamos uma reunião com o secretário de Agricultura para discutir medidas concretas para coibir a exploração do trabalho infantil”, relatou.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Fotos: Danielly Cerqueira