Grupo garantiu 20 pontos à frente do segundo colocado, o TechAgroS, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Competição acontece em Salvador, no Centro de Convenções.
O Campeonato Mundial de Robótica e Inteligência Artificial só chega ao fim na próxima segunda-feira (21), no Centro de Convenções de Salvador, mas a delegação baiana já garantiu um troféu: a equipe BahiaRT, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), conquistou o primeiro lugar na categoria “Flying Robots” (“robôs voadores” ou, simplesmente, drones).
Trata-se de uma nova modalidade, criada por brasileiros e ainda não incluída formalmente na RoboCup, como a competição é chamada.
O BahiaRT foi o único time baiano nessa categoria. Em contato com g1, o líder da equipe de drones, José Grimaldo, disse que eles se destacaram na aprendizagem profunda para detecção de gestos de pessoas e de pontos de interesse na arena.
“Cada uma dessas [atividades] foi importante para realizar missões, respectivamente, de controle de drones através de gestos e também de pouso em bases móveis”, destacou.
A categoria contou ainda com provas como a entrega de kits de primeiros socorros, inspeções e busca por vítimas em locais de difícil acesso.
O time Bahia RT conseguiu uma vantagem de 20 pontos em relação ao segundo colocado, o TechAgroS, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Para os baianos, o resultado foi uma mistura de “alegria, alívio e orgulho”.
“A competição foi intensa e todo mundo trouxe soluções criativas, então ganhar esse troféu é uma validação enorme do trabalho que a gente vem fazendo. A gente sabia que tinha uma proposta sólida, mas em uma modalidade tão nova, tudo pode acontecer”.
Como prêmio, eles levam um troféu e reconhecimento para casa — por se tratar de um evento de caráter científico, a RoboCup não recompensa os vencedores com dinheiro.
O grupo agora torce para que a organização aprove a disputa de drones como modalidade oficial a ser mantida nas próximas edições do evento. “A resposta do público foi muito positiva e o Brasil e o mundo já tem uma comunidade forte de times em campeonatos envolvendo drones e robótica aérea”, destacou Grimaldi.
Realizada anualmente, a “Copa do Mundo de Robôs” reuniu 40 delegações de diversos países, como Estados Unidos, Japão e China, somando mais de 2 mil competidores. O Brasil está representado por 45 equipes em 15 categorias.
Fonte: g1.globo.com/ba
Equipe BahiaRT vence modalidade de drones na RoboCup 2025 — Foto: Arquivo pessoal