Alta é impulsionada pela demanda crescente e pela oferta restrita da proteína no mercado
O preço dos ovos de galinha teve um aumento significativo no atacado, com elevações de até 40% nesta semana, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A alta é impulsionada pela demanda crescente e pela oferta restrita da proteína no mercado, conforme alertou a entidade.
A Abras informou que está acompanhando a inflação generalizada dos alimentos e informou que reajustes como o do ovo podem impactar diretamente o consumo. “As empresas iniciaram a programação de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados”, afirmou Marcio Milan, vice-presidente da associação.
Outro fator que tem influenciado o aumento da demanda por ovos é o preço elevado de outras proteínas, o que tem levado o consumidor a recorrer mais ao produto. No entanto, a Abras também apontou que o impacto vai além do aumento de preços, houve uma redução no tamanho dos ovos devido a uma nova classificação aprovada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, que diminuiu o peso médio do ovo em cerca de 10 gramas por unidade.
Fonte:bahia.ba
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias