Missa das 7h reuniu fiéis em Feira de Santana
A Quarta-feira de Cinzas marcou o início oficial da Quaresma, período de 40 dias dedicado à preparação para a Páscoa. Na Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, a primeira missa do dia foi realizada às 7h, reunindo fiéis que participaram do tradicional rito da imposição das cinzas.
Durante a celebração, o padre Paulo destacou o significado espiritual do tempo quaresmal.

Foto: Isabel Bomfim
“A quaresma é um tempo muito forte para a Igreja porque é exatamente esse tempo de preparação para a grande celebração do cristianismo, que é a ressurreição do Senhor. São quarenta dias de penitência, de oração, de silêncio”, afirmou.
Inspirando-se no Evangelho, o sacerdote lembrou o período em que Jesus foi levado ao deserto.
“O texto vai dizer que Jesus foi impelido para o deserto e lá ele foi tentado pelo mal, mas venceu todas as investidas. Nesse tempo de quaresma também seremos tentados, serão muitas as investidas, mas nós iremos vencer. Vencer o mal, vencer a morte, a violência, a guerra. Como Cristo, seremos vencedores”, disse.
Um dos momentos mais simbólicos da celebração é a imposição das cinzas sobre a cabeça ou na testa dos fiéis, acompanhada das palavras: “Tu és pó e ao pó retornarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Segundo o padre Paulo, o gesto representa humildade e consciência da fragilidade humana.
“A cinza fala da nossa condição, da humildade e da fragilidade. A vida é efêmera. Do pó viemos e ao pó retornaremos. Precisamos viver bem, viver a caridade, o amor, construir um mundo melhor”, ressaltou.
Ele explicou ainda que o rito é um chamado à conversão. “É uma chamada à mudança de vida, a perceber a fugacidade da vida e o que estamos construindo de bom para a sociedade.”
Entre os fiéis presentes na Catedral, a aposentada Antonieta Soares falou sobre a importância da data.
“É muito bom. Me traz saúde, me dá paz. Eu confio nesta quarta-feira de cinza”, declarou.
Ela contou que participar da celebração é uma tradição de família. “Desde criança eu respeito essa quaresma. Minha tia, minha mãe, tudo seguia esse ritmo. Todos os domingos eu estou aqui e nas procissões e outras festas também.”
O vereador Ivamberg também acompanhou a missa e destacou o sentido de reflexão do período.
“A quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa, o grande dia em que nosso Senhor Jesus Cristo ressurge, nos mostrando que precisamos nos arrepender para viver o ápice que é a ressurreição”, afirmou.
Para ele, a imposição das cinzas reforça a necessidade de humildade. “Viemos do pó e ao pó retornaremos. Isso quer dizer que há que sermos humildes. Espiritualmente precisamos crescer, mas materialmente voltaremos ao pó. É tratar bem as pessoas, viver o amor ao próximo e chegar à Páscoa preparados para ressurgir com Cristo.”
Programação nas igrejas
Além das missas na Catedral, outras paróquias e santuários também realizarão celebrações ao longo do dia:
Santuário Senhor dos Passos – missas às 12h e 19h30.
Santuário de Santo Antônio (Capuchinhos) – celebrações às 19h.
Santuário Senhor do Bonfim, no bairro Cruzeiro – missas às 19h30.
A programação da noite, às 19h, na Catedral, contará com o lançamento da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Feira de Santana. A celebração será presidida por Dom Itamar Vian, arcebispo emérito metropolitano.
Fonte:deolhonacidade.net
Foto: Isabel Bomfim


















