Segundo a pesquisa, a avaliação de Lula foi mais negativa do que regular ou positiva nos quatro estados. Levantamento ouviu eleitores de 16 anos ou mais entre 4 e 7 de abril.
Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (11) mostra a aprovação e a avaliação do governo do presidente Lula (PT) nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril.
De acordo com a Quaest, o presidente tem melhor aprovação entre os paulistas e mineiros, onde é aprovado por 50% e 52% dos entrevistados, respectivamente.
A pesquisa também pediu para os entrevistados avaliarem o governo como positivo, negativo e regular. No Paraná e em Goiás, Lula foi pior avaliado, tendo a gestão considerada negativa por 41% e 40% dos entrevistados, respectivamente.
Para ver os dados por estado, clique no menu abaixo ou desça a página.
São Paulo
Minas Gerais
Paraná
Goiás
- São Paulo
Em São Paulo, a Quaest ouviu 1.656 eleitores. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa, existe um empate técnico dentro da margem de erro entre aqueles que aprovam e desaprovam o presidente. Confira abaixo.
Aprovação em São Paulo
Aprova: 50%
Desaprova: 48%
Não sabe/Não respondeu: 2%
Já em relação à avaliação, 37% dos entrevistados avaliaram o governo de forma negativa. Por outro lado, 32% classificaram a gestão como positiva, enquanto 29% disseram ser regular. Veja no gráfico.
Avaliação em São Paulo
Positivo: 32%
Regular: 29%
Negativo: 37%
Não sabe/Não respondeu: 2%
- Minas Gerais
Em Minas Gerais, a Quaest ouviu 1.506 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa aponta empate técnico, no limite da margem de erro, entre os eleitores que aprovam e desaprovam o governo. Segundo a Quest, há vantagem numérica para a aprovação de Lula no estado. Veja a seguir.
Aprovação em Minas Gerais
Aprova: 52%
Desaprova: 47%
Não sabe/Não respondeu: 1%
Dentre os quatro estados onde a pesquisa foi feita, Minas Gerais apresentou o maior índice de avaliação positiva do governo: 34%. Por outro lado, 35% avaliaram a gestão de forma negativa, enquanto 30% classificaram como regular.
Avaliação em Minas Gerais
Positivo: 34%
Regular: 30%
Negativo: 35%
Não sabe/Não respondeu: 1%
Fonte:g1.globo.com
Lula durante ato de 1º de Maio com centrais sindicais em São Paulo — Foto: ANDRé RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO