Estimativa da Arquidiocese é de que 1,3 mil pessoas tenham participado da cerimônia, entre bispos, padres, religiosos, autoridades e fiéis.
A Arquidiocese de Salvador ordenou, neste sábado (13), o primeiro bispo negro, nascido na capital baiana. Monsenhor Gabriel dos Santos Filho recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico.
A estimativa da Arquidiocese é de que 1,3 mil pessoas tenham participado da cerimônia, entre bispos, padres, religiosos, autoridades e fiéis.
Nascido em Salvador, monsenhor Gabriel foi formado na Igreja Particular, onde ao longo de sua trajetória pastoral desempenhou diversas missões e serviços.
Ele foi nomeado bispo pelo Papa Leão XIV, tem o lema episcopal inspirado no Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37), expressão de sua entrega ao serviço de Deus e à Igreja.
A Arquidiocese destacou que a ordenação do monsenhor Gabriel é motivo de alegria não apenas para a capital baiana, “mas para toda a Igreja no Brasil, que celebra a diversidade e a vitalidade de suas vocações”.
Fonte:g1.globo.com/ba
Monsenhor Gabriel dos Santos Filho — Foto: Arquidiocese de Salvador