A duplicação da Artêmia Pires representa um marco na melhoria da mobilidade urbana de Feira de Santana
A Prefeitura de Feira de Santana torna pública, tanto no Diário Oficial do Município como também no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27), a licitação internacional para a duplicação da avenida Artêmia Pires, um dos principais corredores de mobilidade urbana e vetor de crescimento da cidade.
O aviso, publicado na Seção 3, página 220, da Edição 226 do DOU, apresenta a Concorrência Eletrônica nº 98-2025-CE, que tem como objeto a contratação de empresa de engenharia para a execução das obras e para a elaboração do Projeto Executivo de Arquitetura e Projetos Complementares. A sessão está marcada para 21 de janeiro de 2026, às 8h30.
As informações sobre o processo licitatório podem ser obtidas no Departamento de Gestão de Compras e Contratações, localizado na Avenida Sampaio, nº 344, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O edital está disponível no Portal de Compras Públicas.
Investimento superior a R$ 60 milhões
A duplicação da Artêmia Pires representa um marco na melhoria da mobilidade urbana de Feira de Santana, com investimento superior a R$ 60 milhões. O trecho contemplado segue até a Lagoa de Berreca, ampliando a capacidade viária e promovendo integração com novos bairros e áreas em expansão.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (26), no próprio local das futuras intervenções, o prefeito José Ronaldo de Carvalho assinou a ordem para abertura da licitação. Ele destacou que o projeto é fruto de um compromisso firmado com a comunidade.
“Desde a inauguração das instalações da FTC, em 2015, nós já sabíamos que essa região se tornaria um grande vetor de desenvolvimento. A duplicação da Artêmia Pires é fundamental para acompanhar esse crescimento e garantir melhor qualidade de vida à população”, afirmou.
Ampliação de pistas e urbanização da região
O projeto prevê:
Três pistas entre a Unex e a Avenida Fernando Pinto de Queiroz;
Quatro pistas do trecho seguinte até a Lagoa de Berreca;
Obras de infraestrutura e urbanização, incluindo pavimentação de vias que interligam a Artêmia Pires às avenidas Sérgio Carneiro, Sílvio Matos e Eduardo Fróes da Motta (Anel de Contorno).
A Prefeitura também definiu, em parceria com a Embasa e a Bahiagás, a implantação prévia das redes de água, esgoto e gás, garantindo que a pavimentação seja executada com segurança e durabilidade.
Prazos
A expectativa é que o processo licitatório seja concluído em até 35 dias úteis, conforme determinações legais. Após contratação, o prazo estimado para a execução completa das obras é de 18 meses.
A duplicação da Avenida Artêmia Pires fortalece o planejamento urbano e acompanha o ritmo de crescimento da região, preparando Feira de Santana para os próximos anos e consolidando investimentos estruturais do Programa Feira 200 Anos.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br


















