João de Furão (PSB) vai passar por um procedimento na próxima quarta-feira (8). Vice-prefeito João Lefundes (PT) assumirá comando da cidade por cerca de 20 dias.
O prefeito de Conceição da Feira, João de Furão (PSD), anunciou que vai se afastar temporariamente do cargo para realizar uma cirurgia cardíaca. O procedimento está marcado para a próxima quarta-feira (8) e o gestor deve ficar 20 dias longe das atividades administrativas. Durante esse período, o vice-prefeito João Lefundes (PT) assumirá o comando da cidade.
Furão passará por uma ablação, nome dado ao procedimento médico que destrói pequenos focos de tecido cardíaco responsáveis por desencadear a arritmia. Ele decidiu operar após sofrer com episódios recorrentes de fibrilação atrial, um tipo de arritmia grave que já havia levado o gestor a internações.
O anúncio foi feito no domingo (29), durante a Festa da Consciência Cristã Evangélica, na praça do município. Em vídeo que circula nas redes sociais, João de Furão relatou a dificuldade no tratamento e disse que chegou a recorrer ao choque elétrico (cardioversão).
“Tive oito tentativas de voltar meu coração ao normal. Talvez hoje meu pai e minha mãe estejam descobrindo também nesse momento, porque eu tenho uma grande dificuldade de conversar sobre meus problemas”, relatou o gestor.
Em entrevista ao g1, Furão explicou que já havia sofrido dois episódios de fibrilação semelhantes, sendo o primeiro em 2021 e o segundo em março deste ano, enquanto viajava para Recife. Segundo ele, a condição é genética e hereditária.
“Foi um episódio de fibrilação atrial, um tipo de arritmia que só conseguiu ser revertido após uma cardioversão. Estou me sentindo bem, tomando remédio para controlar”, disse o prefeito. Para realizar o novo procedimento na quarta (8), o político vai sair de licença já na próxima segunda-feira (6). O vice-prefeito seguirá no comando da gestão municipal até o retorno dele.
Fonte:g1.globo.com/ba
Prefeito de Conceição da Feira anuncia afastamento para cirurgia — Foto: Arquivo Pessoal