Um levantamento feito pelo UOL aponta que os policiais militares e civis do Brasil matam quase o triplo do que os agentes de segurança de 15 países do G20 somados. Somente em 2023, foram 6.293 pessoas mortas por policiais em solo brasileiro, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em contrapartida, os países do G20 somam 2.267 vítimas fatais.
O grupo reúne as 20 maiores economias do mundo, tendo o Brasil em 10ª posição. No levantamento, Arábia Saudita, China e Rússia não foram consideradas por falta de dados confiáveis, bem como União Europeia e União Africana.
Ao considerar o tamanho das populações, a diferença é ainda maior. O Brasil tem 7% do número de pessoas da soma dos outros 15 países. Desta forma, proporcionalmente, os policiais brasileiros matam 36 vezes mais do que a média dos agentes das outras nações.
Ainda conforme o levantamento, os policiais do Brasil matam uma pessoa a cada seis homicídios registrados no país. Vale ressaltar que outras vítimas da farda nem sempre estão incluídos no total de homicídios.
O Canadá, por sua vez, registra uma morte pela polícia a cada sete homicídios registrados, ficando com a segunda posição de piores taxas. Porém, em 2023, registrou apenas 778 homicídios, número considerado baixo.
Fonte:www.bnews.com.br