A abertura oficial do Outubro Rosa na rede municipal de saúde será no dia 1º de outubro, a partir das 8h, no auditório da Unef
O mês de outubro está chegando e, com ele, a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Neste período, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover uma série de ações no Outubro Rosa, voltadas ao cuidado e à prevenção, com intensificação da oferta de exames.
Uma das novidades é a ampliação do acesso à mamografia: agora, todas as mulheres a partir dos 40 anos já podem realizar o exame de rastreamento. Além disso, a faixa etária foi ampliada para até 74 anos — antes, o limite era de 69. A previsão é de mais de 5 mil procedimentos realizados no Outubro Rosa.
De acordo com a chefe da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, o acesso das mulheres ao exame será viabilizado diretamente nas unidades de referência.
“Todas as mulheres a partir dos 40 anos podem se dirigir à unidade de saúde do bairro onde residem. O enfermeiro ou médico poderá solicitar a mamografia, e a paciente já sairá da consulta com o procedimento marcado em uma unidade credenciada pelo município”, explicou.
Ela ressaltou ainda o acompanhamento integral garantido pela rede. “A partir do momento que a usuária recebe a guia de marcação para o exame, ela será acompanhada pela equipe de profissionais, que vai verificar se o procedimento foi realizado, conferir o resultado e, em caso de diagnóstico positivo, direcioná-la ao mastologista”, afirmou Verônica Cavalcante.
Abertura da campanha
A abertura oficial do Outubro Rosa na rede municipal de saúde será no dia 1º de outubro, a partir das 8h, no auditório da Unef. O evento contará com as participações do mastologista Flávio Amorim e do enfermeiro Valterney de Oliveira Morais.
Valterney vai abordar a prevenção à sífilis, em alusão ao Outubro Verde – mês dedicado à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis e da sífilis congênita.
Durante todo o período da campanha, as unidades de saúde da rede municipal estarão mobilizadas para reforçar a importância da realização dos exames de rotina, fundamentais para o diagnóstico precoce e o aumento das chances de cura do câncer de mama.
A enfermeira Alessandra Magalhães, referência técnica em Saúde da Mulher, destacou que o momento é uma oportunidade de fortalecer a conscientização das mulheres.
“O Outubro Rosa não é apenas sobre exames, mas sobre cuidado, prevenção e informação. Nosso objetivo é salvar vidas por meio do diagnóstico precoce e mostrar que toda mulher tem direito ao acesso à saúde com qualidade e acolhimento”, afirmou.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br