A médica alerta que a condição deve sempre ser avaliada por um oftalmologista, além de um neurologista, para garantir que não há envolvimento do sistema nervoso central
Após o influenciador digital e DJ Nega Lu revelar nas redes sociais que foi diagnosticado com Paralisia de Bell, uma condição que paralisa temporariamente os músculos de um lado do rosto, a oftalmologista Cristiana Ronconi explicou os efeitos da doença e destacou a importância do diagnóstico e do tratamento adequados, principalmente para evitar complicações oculares.
Segundo a médica, a Paralisia de Bell é uma condição periférica, ou seja, afeta diretamente os nervos na região da face, diferente de outras paralisias causadas por lesões cerebrais, como as que ocorrem após um derrame.
“É uma paralisia dos músculos da face, geralmente de um lado só. O paciente pode ter dificuldade de piscar, lacrimejamento excessivo, salivação descontrolada, e até dormir com o olho aberto, o que pode causar ressecamento e feridas na superfície do olho”, explica.
A médica alerta que a condição deve sempre ser avaliada por um oftalmologista, além de um neurologista, para garantir que não há envolvimento do sistema nervoso central. O tratamento envolve não apenas o cuidado com os músculos da face, mas também medidas específicas para proteger a saúde ocular.
“A gente faz uma lubrificação intensa com colírios e géis, além do uso de tampões ou oclusores para proteger o olho à noite. Isso evita atritos, ressecamento e o surgimento de úlceras”, detalha.
Dra. Cristiana destaca ainda que a recuperação costuma ser lenta, podendo levar meses. “A maioria dos pacientes se recupera completamente, mas alguns podem ter sequelas permanentes. Nesses casos, o acompanhamento contínuo é fundamental para preservar a saúde do olho e da face.”
No caso de Nega Lu, o diagnóstico veio após um episódio de paralisia no olho, que ele inicialmente pensou ser uma reação a um colírio. Depois, percebeu que não conseguia conter a água na boca ao escovar os dentes e sentia um gosto amargo constante. “Voltei ao médico achando que era alergia ao colírio, mas descobri que era Paralisia de Bell”, relatou o DJ.
Ele acredita que a condição foi causada por excesso de estresse e noites mal dormidas. “Não cuidei da minha saúde. Trabalho demais, sou DJ, faço evento, toco em bar. O corpo respondeu”, disse, ao destacar que já está em tratamento e iniciou sessões de fisioterapia e laser.
Fonte:deolhonacidade.net