Rede municipal estará mobilizada para incentivar o cuidado com a saúde do homem
A Secretaria Municipal de Saúde estará mobilizada durante todo o mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações fazem parte da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo ainda sensibilizar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde.
Durante o período, as unidades da Atenção Primária à Saúde — porta de entrada dos usuários na rede municipal — e os serviços de Urgência e Emergência vão intensificar o atendimento e promover atividades educativas, como palestras, rodas de conversa, consultas especializadas e exames. Ainda haverá atualização do cartão de vacinas.
Na manhã desta segunda-feira (3), profissionais de saúde participaram de uma roda de conversa onde foram orientados quanto as estratégias que poderão ser utilizadas ao longo do mês.
“Quem ama cuida. Neste mês de alerta contra o câncer de próstata, reforçamos o convite para que os homens procurem nossas unidades e realizem seus exames de rotina. Cuidar da saúde é um gesto de prevenção e amor à vida”, destaca o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens. Quando diagnosticado precocemente, apresenta até 98% de chances de cura. “Essa é uma doença que age de forma silenciosa, portanto, a prevenção salva vidas”, diz o titular da pasta.
As ações da Secretaria de Saúde abrangem toda a rede municipal, incluindo as unidades situadas nos distritos. O trabalho vai envolver as equipes do e-Multi e agentes comunitários de saúde com atuação tanto na sede do município quanto na zona rural.
A chefe da Atenção Primária à Saúde, Verônica Cavalcante, acrescenta ainda que o objetivo da campanha é fortalecer a busca do autocuidado. “Queremos romper com os estigmas. Nosso compromisso é aproximar os homens dos serviços de saúde e que tenham acesso a um atendimento integral”.
Ela acrescenta que dentro da campanha do Novembro Azul, as unidades também vão criar estratégias para identificar suspeitas e reconhecer situações de violência dentro da mobilização da campanha do Laço Branco, que busca conscientizar os homens a combater a violência contra as mulheres.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Fotos: Renata Leite
                                
			
                                




