Além disso, será obrigatório fazer um curso de reciclagem a cada cinco anos
As regras para tirar ou renovar a CNH vão mudar em janeiro de 2025. Entre as novidades, está a criação de subcategorias para motoristas da categoria B, que poderão ser habilitados para dirigir apenas carros automáticos ou também com câmbio manual.
Além disso, será obrigatório fazer um curso de reciclagem a cada cinco anos e passar por novos exames médicos, incluindo uma avaliação psicológica.
Principais mudanças na CNH em 2025
Motoristas da categoria B, que dirigem carros de passeio, picapes e vans de até 3.500 kg, terão subcategorias indicando o tipo de veículo que podem conduzir. Com isso, quem optar por carros automáticos terá treinamento específico para esse tipo de câmbio.
Outro ponto é o curso obrigatório na renovação da CNH. As aulas vão incluir atualizações do Código de Trânsito, segurança no trânsito e técnicas de direção. Para motoristas profissionais, os conteúdos serão adaptados ao tipo de transporte que realizam.
Por fim, os exames médicos passarão a incluir uma avaliação psicológica, além da física, para garantir que o condutor está apto a dirigir com segurança.
As novas regras da CNH entram em vigor para melhorar a segurança no trânsito e acompanhar as mudanças nos veículos. A inclusão de subcategorias para carros automáticos e o reforço na avaliação da saúde dos motoristas são passos importantes para um trânsito mais seguro.
Fonte:carros.ig.com.br