Os catadores recebem pagamento imediato pelo material recolhido
A Prefeitura de Feira de Santana – por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) – e o Governo do Estado estão promovendo o projeto Micareta Sustentável Solidária. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte aos catadores de materiais recicláveis, contribuindo para a geração de renda e para a redução do descarte de resíduos em aterros sanitários. A estrutura fica localizada o circuito Maneca Ferreira.
Segundo Jailton Santos Cardoso, presidente da Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis (Artemares), uma das entidades participantes do projeto, além da valorização profissional e da visibilidade social, os catadores recebem pagamento imediato pelo material recolhido — como alumínio, plástico e PET — em centrais de coleta instaladas no circuito.
“Só no primeiro dia de festa foram coletados mais de 700 quilos de alumínio e 300 quilos de plástico. A expectativa é que esses números cresçam nos próximos dias, impulsionados pela presença de grandes atrações”, detalhou.
Catadores autônomos, cooperados e associados de Feira de Santana e de outros municípios são acolhidos com estrutura adequada de trabalho e segurança. Após o cadastro com RG e CPF, recebem gratuitamente um kit completo de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), contendo bota, coturno, calça, duas camisas, protetor auricular, meião, capa de chuva, luvas, sacola e sacos de ráfia. O uniforme personalizado com logotipos institucionais facilita a identificação e melhora a interação com os foliões.
Com boas expectativas para os quatro dias de festa, o secretário Justiniano França destaca a importância da iniciativa.
“A nossa meta é atender os anseios desses trabalhadores, oferecendo um espaço adequado que permita tanto a geração de renda quanto o descarte responsável dos resíduos gerados durante a Micareta”, explicou.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Foto: Apolo Rocha