O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira a troca no comando do Ministério das Mulheres. Cida Gonçalves foi demitida e substituída por Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social (2010-2011). O petista comunicou a então ministra sobre a mudança no fim da semana passada e Márcia assinou nesta segunda-feira o termo de posse.
De acordo com o comunicado do Planalto, “a exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União”.A troca de comando na pasta já é a quinta mudança na Esplanada dos Ministérios só este ano. A troca faz parte da “reforma ministerial” executada pelo presidente Lula em meio à queda de popularidade e escândalos envolvendo ministros.
Márcia Lopes, que é assistente social e professora, participou da coordenação do grupo de assistência social na transição de governo. Ela é irmã de Gilberto Carvalho, secretário do Ministério do Trabalho e ex-chefe de gabinete de Lula.
Cida Gonçalves foi denunciada por assédio moral
Cida Gonçalves foi denunciada por assédio moral. Pelo menos cinco denúncias teriam sido feitas por ex-funcionárias do ministério das Mulheres e entregues à Controladoria-Geral da União (CGU) no final do ano passado. De acordo com o Estadão, que teve acesso a essas denúncias, ameaças de demissão a servidores, cobrança de trabalho em prazo exíguo, tratamento hostil, manifestações de preconceito e gritos teriam ocorrido no ambiente de trabalho.
Na época, o Ministério das Mulheres informou ser contra todo tipo de discriminação e ressaltou que daria andamento e prestaria apoio à investigação de qualquer denúncia feita formalmente. O caso chegou a ser investigado pelo Comitê de Ética da presidência, mas foi arquivado em fevereiro.
As denúncias contra Cida ocorreram após a demissão de Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos. Ele foi acusado de ter importunado sexualmente a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial.
Fonte:www.gazetadopovo.com.br
Acompanhado da ex-ministra Cida Gonçalves, Lula empossa Márcia Helena Carvalho Lopes como ministra das Mulheres| Foto: Ricado Stuckert / PR