O evento de lançamento terá a presença de artistas como Luciano Calazans, Gerônimo, Márcia Short, Tonho Matéria e Carla Visi
O Governo do Estado garante a realização do Carnaval da Bahia 2025 por meio de uma série de ações e serviços. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (14), acompanhado do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, e outras autoridades, durante evento festivo no Cineteatro 2 de Julho, na sede do Irdeb, no bairro da Federação, em Salvador. O evento de lançamento terá a presença de artistas como Luciano Calazans, Gerônimo, Márcia Short, Tonho Matéria e Carla Visi.
Com o tema que celebra os 40 anos do Axé Music, o Carnaval da Bahia contará com a atuação de diversas secretarias e órgãos estaduais, nas áreas de segurança, saúde, direitos e acessibilidade, beneficiando baianos e turistas de todas as idades. Além de reforçar o reconhecimento do Carnaval como patrimônio cultural, as medidas também impulsionarão a economia e a geração de renda no estado.
“É uma festa de cultura, de alegria e é também uma agenda econômica. Estamos falando de cerca de um milhão de turistas que visitarão Salvador, e cerca de 4 milhões de turistas em todo o estado, movimentado a nossa economia. É geração de emprego e renda. Espero ainda que seja um carnaval de paz”, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.
Com uma história longa na ‘Axé Music’, desde 1988, marcada pela composição de canções que até hoje fazem muito sucesso nos carnavais, como ‘Menina Me Dá Seu Amor’ e ‘Olha o Gandhi Aí’, o cantor Tonho Matéria, presente no evento, destacou a importância dessa homenagem ao gênero musical baiano. “É um reconhecimento, uma forma de apresentar para o Brasil que a nossa música constrói vidas, que reúne pessoas de todo o mundo, famílias e cura quando é cantada em cima de um trio elétrico. Ao mesmo tempo simboliza uma luta contra todo tipo de preconceito”, disse o cantor.
Segurança e contigente policial
A segurança do Carnaval contará com a atuação de 37 mil policiais e bombeiros na capital e em mais de 100 municípios do interior. Entre as novidades deste ano, houve um aumento no número de portais de abordagem em Salvador, totalizando 47 unidades. Algumas cidades do interior também contarão com essa estrutura, garantindo mais controle nos acessos aos circuitos. O monitoramento por vídeo será ampliado, com um número recorde de 1.500 câmeras espalhadas pela capital e pelo interior.
De acordo com o governo, o Centro Integrado de Comando e Controle reunirá 48 órgãos municipais, estaduais e federais, além de concessionárias de serviços essenciais, garantindo rapidez no atendimento de ocorrências. O Disque Denúncia 181 funcionará 24 horas por dia, assegurando o anonimato dos denunciantes.
Cerca de 29.311 policiais militares serão distribuídos entre os circuitos e outros pontos estratégicos. Já a Polícia Civil contará com postos nos circuitos e reforço na proteção de grupos vulneráveis, incluindo um espaço dedicado à busca de desaparecidos e atendimento a crianças. Além disso, a Operação Quitéria atuará no combate à violência contra a mulher.
Fonte:bahia.ba
Foto: Amanda Ercília/Gov-BA


















