A iniciativa, intitulada “Credenciar para se beneficiar”, visa regularizar o setor
O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e em parceria com outros órgãos, iniciou em Feira de Santana uma ação educativa voltada para empresas que atuam com desmonte de veículos e venda de peças usadas. A iniciativa, intitulada “Credenciar para se beneficiar”, visa regularizar o setor conforme a Lei Federal nº 12.977/2014, conhecida como Lei do Desmonte, garantindo legalidade, segurança e redução de crimes relacionados a veículos.
A operação teve início nesta quarta-feira (23), com visitas na Rua da Aurora, região com grande concentração de empresas do ramo, distribuição de material informativo e pré-cadastro de interessados no credenciamento. Amanhã, quinta-feira (24), os empresários poderão participar de um seminário educativo na sede da 3ª CIRETRAN, onde receberão orientações detalhadas sobre o processo de legalização.

Foto: JP Miranda
“O Detran é o órgão regulador e credenciador dos desmontes na Bahia. Estamos convidando todos os empresários de Feira de Santana para comparecer ao seminário e entender a necessidade de legalizar o trabalho. É uma nova lei que veio para coibir o roubo de veículos e garantir que todos trabalhem dentro de um sistema seguro e regulamentado.”
O Diretor de Veículo do DETRAN, Fabrício Araújo, reforçou o caráter educativo da operação:
“Nosso objetivo é conscientizar os empresários sobre a importância da legalização do comércio deles. Essa ação integrada também visa o combate a crimes relacionados a veículos. Não estamos apenas fiscalizando, mas salvando vidas. Hoje nosso intuito é orientar e convidar todos para o seminário, onde será explicado como funcionarão os procedimentos. Posteriormente, quem não se credenciar estará sujeito à fiscalização rigorosa da lei.”
A Polícia Civil de Feira de Santana, representada pelo delegado José Marcos, atua no apoio à operação
A Polícia Civil de Feira de Santana, representada pelo delegado José Marcos, atua no apoio à operação.

Foto: JP Miranda
“Essa é uma ação capitaneada pelo Detran e tem caráter educativo. Não há ação repressiva neste momento. Estamos aqui apenas dando suporte e convidando os comerciantes para comparecerem à Ciretran, onde poderão se credenciar e atuar de acordo com a lei.”
A iniciativa tem como foco garantir que empresas e consumidores atuem dentro da legislação, incluindo normas de meio ambiente, controle e monitoramento das peças, além do descarte seguro de materiais inservíveis. Com o credenciamento em massa, a expectativa do governo é que haja uma redução significativa no roubo e furto de veículos, já que somente empresas regularizadas poderão comercializar as peças.
Fonte:deolhonacidade.net
Foto: JP Miranda