A ação aconteceu no Ambulatório de Saúde da Mulher, no bairro Jardim Cruzeiro
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, realizou na segunda-feira (7), o primeiro mutirão de ginecologia do mês de julho, com foco na avaliação clínica e inserção de contraceptivos de longa duração. A ação aconteceu no Ambulatório de Saúde da Mulher, no bairro Jardim Cruzeiro, e integra as atividades do Programa de Planejamento Familiar do município.
Em funcionamento desde 2020 no Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher, o ambulatório específico voltado à prevenção da gravidez na adolescência já beneficiou cerca de 1.900 mulheres em cinco anos, conforme destacou a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.
“Implantamos esse serviço com o objetivo de ampliar o acesso gratuito aos métodos contraceptivos de longa duração na rede municipal de saúde. Atingimos quase 2 mil atendimentos em cinco anos”, afirmou.
Mais três datas de atendimento em julho
O mutirão segue nos dias 09 e 28 de julho, das 7h às 13h, com atendimentos realizados por uma equipe médica especializada composta pelas ginecologistas Andréa Alencar, Daiana Barreto, Édson Brito e Carolina Souza, além do suporte de profissionais da equipe multiprofissional do Hospital da Mulher.
A médica Andréa Alencar, responsável técnica pelos serviços de ginecologia e obstetrícia do hospital, explicou que a iniciativa será ampliada a partir do segundo semestre, com a chegada de novos métodos contraceptivos disponibilizados pelo Ministério da Saúde através do SUS.
“Já realizamos a inserção do DIU de cobre, um método não hormonal, e também dos DIUs hormonais Mirena e Kyleena. Com a nova política do Ministério da Saúde, vamos incorporar o Implanon, um implante hormonal subcutâneo altamente eficaz, com durabilidade de até três anos”, explicou.
Contracepção segura e prática
O Implanon é um dos métodos de longa duração mais recomendados atualmente. Inserido sob a pele do braço, com anestesia local e uso de um aplicador especial, o procedimento é simples, seguro e rápido. Após a aplicação, a paciente recebe um curativo e orientações para os cuidados no local.
Segundo a Dra. Andréa, o Implanon pode ser removido a qualquer momento e é indicado também para o tratamento de condições como endometriose, além de ajudar na redução de cólicas menstruais.
“É uma opção eficaz, prática e discreta, especialmente indicada para mulheres que têm dificuldade em manter o uso contínuo de métodos como a pílula. Nosso objetivo é ampliar esse acesso como forma de garantir mais autonomia reprodutiva às mulheres da nossa cidade”, concluiu.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde da mulher e com a promoção de políticas públicas que garantam o direito ao planejamento familiar.
Fonte:deolhonacidade.net