O projeto em parceria com o Ministério da Saúde usa a tecnologia de bicicletas elétricas e das armadilhas inteligentes
O combate ao mosquito Aedes aegypti em Feira de Santana ganhou um novo aliado: a tecnologia. O projeto Inova Feira Contra à Dengue foi lançado, nesta quinta-feira (21), pelo prefeito José Ronaldo e o titular da pasta, Rodrigo Matos.
O projeto em parceria com o Ministério da Saúde usa a tecnologia de bicicletas elétricas e das armadilhas inteligentes – pneutrap, vectrack e in2care. São técnicas para coleta de dados epidemiológicos, controle do mosquito e a outra para diagnóstico de doenças.
“Esses equipamentos tecnológicos têm dado muito bons resultados e vai nos ajudar a continuar avançando nessa luta incansável para combater esse mosquito que tanto mal causa à saúde. É uma parceria importante entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde para aprimorar nossas ações de combate à dengue”, disse José Ronaldo.
Através do Ministério da Saúde foram contratados 20 profissionais, sendo que 18 vão atuar em campo para instalar as armadilhas inteligentes e outros dois supervisores.
“O Ministério da Saúde dará todo apoio que Feira de Santana precise para estar buscando as novas tecnologias. Parabéns ao secretário Rodrigo por implementar essas ações e que o projeto seja executado em sua plenitude para que o índice de infestação do mosquito em Feira de Santana seja reduzido”, afirmou superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Ana Maria Rebouças.
O secretário de Saúde destacou a força do SUS, que é construída de forma coletiva, para pontuar a importância conjunta no combate à dengue em Feira.
“Esse é um projeto inovador que utilizará as novas tecnologias, incorporadas ao trabalho dos agentes, para combater a dengue. Serão utilizadas a inteligência artificial e bicicletas elétricas para reduzir a população de mosquitos em nosso município”, destacou Rodrigo Matos.
A mesa de abertura foi composta, ainda, pelo deputado estadual Sandro Regis; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima; o procurador do Município, Guga Leal; a secretária de Administração, Sandra Peggi; a subsecretária de Saúde, Valdenice Gonçalves, diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, e Fábio Castelo Branco, coordenador científico do projeto.
O coordenador de Tecnologia e Inovação, Alex Correia, destacou que Feira será uma das primeiras cidades do país a ter resultados efetivos com uso dessa tecnologia.
“Os trabalhos terão início imediato com as capacitações para agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, e os profissionais que vão atuar em campo, e superiores do município”.
O coordenador científico, Fábio Castelo Branco Feira destacou a importância das armadilhas e bicicletas elétricas para “ampliar a mobilidade e cobertura das equipes”.
O evento ainda teve a presença dos secretários de Comunicação, Joilton Freitas, de Governo, Augusto Graça Leal, de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro, de Agricultura, Silvaney Araújo, e vereadores.
CASOS CONFIRMADOS
Neste ano, entre janeiro e julho, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 1.761 casos de dengue. Desse total, foram confirmados 145 casos para dengue, sendo 32 com sinais de alarme e um grave. Uma pessoa morreu por dengue no município.
Em 2024, neste mesmo período, foram notificados 16.319 casos de dengue, sendo 6.909 confirmados. Deste total, 1.137 foram com sinais de alarme e 34 graves.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Foto: Jorge Magalhães