Acordo foi firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Santa Casa de Feira
Nesta quinta-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, Feira de Santana celebrou um marco histórico para a assistência em saúde: a assinatura do convênio para a construção do Hospital Baiano de Oncologia (HBO), da Santa Casa de Feira. O ato foi oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues, em parceria com a instituição, e contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. Participaram ainda o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
Com investimento inicial estimado em R$ 90 milhões, o HBO será o maior projeto já desenvolvido pela Santa Casa, conforme destacou a provedora da instituição, Fernanda Reis.
“Hoje é um dia especial que iremos guardar na memória. Um dia em que um papel assinado ganha alma e se transforma em assistência. Esse ato terá impacto na vida de milhares de pessoas de Feira e de outros municípios da Bahia, ao ampliar as possibilidades de diagnóstico e tratamento contra o câncer”, afirmou. Ela registrou ainda as presenças do prefeito — ex-provedor da instituição — e do secretário de Saúde, responsável por idealizar o projeto do hospital quando esteve à frente da Santa Casa. “Deus utilizou você para que tudo isso fosse orquestrado”, disse.
A nova unidade hospitalar contará com 224 leitos, sendo 204 de internamento clínico e 20 de UTI. Na primeira etapa, serão entregues 90 leitos. O projeto prevê ainda um centro cirúrgico moderno, com seis salas dedicadas exclusivamente às cirurgias oncológicas — uma delas destinada a procedimentos de cirurgia robótica, tecnologia que deve ampliar a precisão e a segurança nos tratamentos.
A estrutura incluirá também uma emergência oncológica completa, com 12 leitos, 20 poltronas de observação, sala vermelha para estabilização de pacientes críticos e três consultórios médicos.
Outro destaque é o centro de diagnóstico por imagem, equipado para oferecer exames essenciais na linha de cuidado oncológico, como ressonância magnética, tomografia, PET-CT, densitometria óssea, raio-X e ultrassonografia.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que a construção da unidade, “fruto da união de todos”, será fundamental para ampliar a oferta de serviços na área da oncologia, acompanhando a crescente demanda por tratamento contra o câncer.
“A Santa Casa é uma instituição administrada com excelência, por pessoas que amam a entidade e têm compromisso com o bem-estar da população. Quando ficar pronta, essa unidade ampliará o atendimento oncológico em toda a região de Feira de Santana, salvando vidas em toda a Bahia”, frisou o prefeito.
PRIMEIRA UNIDADE DO INTERIOR
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, que idealizou o projeto quando foi provedor da Santa Casa, ressaltou que o HBO será o segundo hospital totalmente direcionado ao tratamento do câncer na Bahia e o primeiro do interior do estado pelo SUS. Ele também enfatizou o caráter transformador do empreendimento.
“É um projeto audacioso e corajoso da Santa Casa, instituição que, ao longo de 166 anos, resistiu cuidando das pessoas mais vulneráveis. Estou muito feliz em participar deste momento e ver Estado, Município, setor empresarial e sociedade civil unidos em prol de um empreendimento tão relevante. É uma realização coletiva — não existe um dono desse projeto — e ele beneficiará não apenas Feira de Santana, mas toda a região e a Bahia”, afirmou.
Ao reforçar a importância do dia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que o investimento é alto, porém necessário. “Só faz saúde com essa qualidade quem tem coragem. Hoje estamos aqui juntando recursos para que esse hospital seja construído, unidade que vai atender mais de 70 municípios”, ressaltou.
MEMÓRIA PRESERVADA
Antes da autorização para a construção do Hospital Baiano de Oncologia, o prefeito José Ronaldo, o governador Jerônimo Rodrigues e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, visitaram o Memorial da Santa Casa ao lado da provedora Fernanda Reis.
Durante a visita, falaram da história da instituição e observaram os registros dos ex-provedores, entre eles o próprio prefeito José Ronaldo. O governador também assinou o livro de visitas — o mesmo que já recebeu autoridades como Juscelino Kubitschek e Rui Barbosa.
Também estiveram presentes no ato de autorização para a construção do hospital — que incluiu ainda a entrega de uma ambulância à Santa Casa — deputados federais e estaduais, secretários municipais, vereadores e outras lideranças políticas e empresariais.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Fotos: ACM/Renata Leite


















