Duas pessoas foram transferidas para o HGE, em Salvador. Outras aguardam regulação.
Uma explosão em uma churrascaria deixou pelo menos sete feridos, no início da tarde desta segunda-feira (15), em Mar Grande, na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Conforme apurou a TV Bahia, cinco dessas pessoas são clientes do estabelecimento e as demais funcionários. Duas estão em estado grave. Elas foram identificadas como Edneuza Sodré Souza, de 56 anos, e Hemerson Ferreira de Santana, 38 anos, que tinham ido almoçar na churrascaria.
Segundo a Prefeitura, os dois foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e depois transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, com apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). Eles tiveram de 10% a 15% do corpo atingido por queimaduras de primeiro e segundo grau, conforme apurou a equipe de reportagem.
Outras duas vítimas permanecem na unidade de saúde, à espera de regulação, enquanto as demais estão em observação por um período de 6 horas, conforme protocolo médico para casos de inalação de fumaça. O grupo tem pessoas com idade entre 23 e 71 anos.
O acidente aconteceu na área do buffet, no momento em que uma funcionária acendia uma panela com álcool. Houve um princípio de incêndio e o recipiente explodiu, próximo da cadeira onde Edneuza e Hemerson estavam. Um dos donos do restaurante que conseguiu conter as chamas com um extintor, após ouvir o estrondo.
“A panela de rechaud, que fica emanando emanando fogo dela, só para esquentar a panala. O pessoal foi acender essa panela e acabou ocasionando esse fogo, que espalhou para os clientes que estavam nas mesas ao lado”, disse Iago Goes, proprietário que combateu o fogo.
A funcionária foi identificada como Janaina de Brito Sena, de 29 anos. Ela ficou ferida no braço e é uma das pessoas que aguarda a transferência, porém está estável.
Em nota, a gestão municipal pontuou ainda que acompanha a situação e reforçou que todas as medidas de emergência e assistência estão sendo prestadas, incluindo assistência psicológica. Uma perícia será realizada na churrascaria na terça-feira (16).
Fonte:g1.globo.com/ba
Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, Bahia — Foto: Maiana Belo/G1 BA