Medida foi anunciada nesta sexta-feira (14). Ainda não está claro de quanto foi a redução.
O café, carne, açaí, algumas frutas tropicais frescas ou congeladas tiveram as tarifas de reciprocidade reduzidas, segundo ordem executiva publicada pela Casa Branca nesta sexta-feira (14). Ainda não está claro de quanto foi a redução.
Desde agosto, a importação de produtos do Brasil pelos Estados Unidos é alvo de uma sobretaxa de 50%. O país é o maior fornecedor de café para os EUA e um dos principais de carne, e ambos os produtos enfrentam alta nos preços no mercado norte-americano.
O “tarifaço” de 50% foi determinado a partir de duas ordens de Donald Trump: uma em abril, quando o Brasil passou a ter uma sobretaxa de 10%, e outra que começou a valer em agosto, totalizando o os 50%, a maior tarifa entre todos os países até então.
Brasil e os EUA vinham articulando, nas últimas semanas, uma flexibilização do “tarifaço”. A negociação ganhou força com um encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro, na Malásia.
Ao divulgar a medida nesta sexta, a Casa Branca publicou a lista de produtos que receberam algum grau de isenção de tarifas, entre eles os que estão entre os principais vendidos pelo Brasil para os EUA.
Segundo o governo americano, a redução vale para mercadorias importadas e retiradas em armazém desde a quinta-feira (13).
Exportadores comemoram
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) comemorou a medida.
“A redução tarifária devolve previsibilidade ao setor e cria condições mais adequadas para o bom funcionamento do comércio”, divulgou, em nota.
“Os Estados Unidos são o segundo maior mercado da carne bovina do Brasil, com peso relevante para todo o fluxo de exportações. A decisão norte-americana fortalece essa relação e abre espaço para uma retomada mais equilibrada e estável das vendas”, completou a Abiec.
Fonte:g1.globo.com


















