Irritados com cenário, dirigentes da Libra e LFU articulam ação conjunta para decidir rumo em pleito. Possível candidato de Roraima faz aceno aos times e sugere mudança de data.
Irritados por se considerarem ignorados no processo de construção de uma candidatura à presidência da CBF, dirigentes de clubes da Libra e da LFU (Liga Forte Futebol) se reuniram na manhã deste sábado. Eles debateram o processo desencadeado com a queda de Ednaldo Rodrigues. No início da tarde, eles divulgaram uma nota em que 32 declararam apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação Paulista de futebol.
Durante a reunião, foi lembrado que Samir Xaud, um dos potenciais candidatos ao pleito, não procurou os clubes para buscar uma união, diferentemente do que ocorreu com Reinaldo. Xaud, de 41 anos, é o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol e conta com apoio da maioria das federações. O roraimense enfrenta rejeição de clubes, principalmente da Série A, por vir de federação com pequena relevância no cenário nacional do futebol.
Dos 40 times das Séries A e B, oito não assinaram a nota de apoio a Reinaldo Carneiro Bastos: Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, Paysandu e Remo, no bloco da Libra, e Botafogo, Vasco e Athletic, pela LFU.
A nota dos clubes foi divulgada nas redes sociais da LFU. O texto reforça que “falta liderança, falta decisão, falta transparência, falta respeito” e “falta protagonismo dos Clubes” no futebol brasileiro. O comunicado reitera que os blocos estão unidos na intenção de criar uma liga e, portanto, definem apoio ao candidato paulista.
Assinam a nota de apoio a Reinaldo Carneiro Bastos os seguintes clubes:
Da Série A: Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Bragantino, Santos, São Paulo, Sport, Vitória
Da Série B: Amazonas, América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Criciúma, Coritiba, CRB, Cuiabá, Ferroviária, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Nova.

LFU divulga nota em que 32 clubes assinam apoio a Reinaldo Carneiro Bastos nas eleições da CBF — Foto: Reprodução/LFU
Fonte:ge.globo.com