Neurologistas explicam diferenças entre os tipos mais frequentes de dor de cabeça, destacando que enxaqueca causa sintomas mais intensos e leva mais pessoas a procurarem ajuda médica
A dor de cabeça é considerada um dos sintomas mais comuns na medicina, com diferentes manifestações e níveis de intensidade. Entre os tipos mais frequentes, destacam-se a cefaleia tensional e a enxaqueca, cada uma com suas características específicas, ressalta o neurologista José Luiz Pedroso, professor-titular de Neurologia da Unifesp, em entrevista ao CNN Sinais Vitais.
De acordo com Pedroso, a cefaleia tensional é a forma mais comum de dor de cabeça. No entanto, por apresentar sintomas mais leves, nem sempre leva os pacientes a buscarem atendimento médico.
Diferenças entre cefaleia e enxaqueca
A enxaqueca, embora menos frequente que a cefaleia tensional, caracteriza-se por provocar dores mais intensas e incapacitantes. Por esse motivo, pessoas que sofrem de enxaqueca tendem a procurar auxílio médico com maior frequência.
O especialista também menciona a existência de outros tipos menos comuns de dor de cabeça, como a cefaleia em salvas, que possui características próprias e se diferencia tanto da enxaqueca quanto da cefaleia tensional. A distinção entre essas diferentes condições nem sempre é simples, podendo gerar dúvidas tanto nos pacientes quanto nos profissionais de saúde.
Fonte:www.cnnbrasil.com.br