O ponto alto das celebrações é a Marcha Zumbi dos Palmares e um dia inteiro de atividades no Espaço Marcus Moraes
A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, preparou uma significativa programação para celebrar o Novembro Negro, mês dedicado à valorização da história e da cultura afro-brasileira, que culminará com um ato cívico e cultural nos dias 19 e 20 de novembro. O ponto alto das celebrações é a Marcha Zumbi dos Palmares e um dia inteiro de atividades no Espaço Marcus Moraes.
As homenagens começam na quarta-feira, 19 de novembro, com a Marcha Zumbi dos Palmares. A concentração está marcada para às 16h na Praça D. Pedro I. O cortejo iniciará seu percurso pelas avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, encerrando no Espaço Marcus Moraes (Lucidata). Este será um ato de grande representatividade, contando com a participação de mais de 15 grupos e entidades de matrizes africanas, incluindo blocos afros, escolas de samba, afoxés e grupos de santo, reforçando o pedido por respeito e a visibilidade da diversidade cultural e religiosa da nossa cidade.
A programação continua na quinta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com uma série de atividades no Espaço Marcus Moraes, a partir das 10h. A manhã será dedicada à abertura oficial da programação, seguida por um momento crucial de reflexão e debate com a participação dos palestrantes Gilsam Santana e Hely Pedreira, que abordarão temas relevantes para a luta e a valorização do povo negro.
Diversos grupos e coletivos, como o Coletivo da Baixada, Coletivo de Hip Hop, Coletivo de Reggae, Coletivo de Samba, além de grupos de samba de roda e capoeira. A programação musical promete embalar os presentes com shows de artistas e bandas locais de grande prestígio, incluindo Tambores Urbanos, Banda Monte Sião, Marcionílio Prado, Gilsam Santana, Banda Cativeiro, Nelma Marks e Kbelo Duro. Para enriquecer ainda mais o encerramento, o evento contará com a participação especial de vários vocalistas de bandas de reggae e de bandas percussivas. O encerramento das atividades está previsto para às 22h.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Foto: ACM, Jorge Magalhães e Sara Silva






