Equipes de conselheiros estão percorrendo constantemente locais no Parque de Exposição
Os 25 membros dos cinco Conselhos Tutelares do município se revezarão, em grupos de dez pessoas, em plantões diários de 12 horas no Parque de Exposição de Feira de Santana, durante a 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, que foi aberta neste domingo, 7, e será encerrada no dia 14.
O serviço, que será iniciado sempre às 8h30 e encerrado às 22h30, consiste na observação do comportamento de crianças e adolescentes – se estão consumindo bebidas alcoólicas, por exemplo. Outro foco é se esse segmento está realizando algum tipo de trabalho.
Equipes de conselheiros estão percorrendo constantemente locais no Parque de Exposição, como as barracas, no sentido de observar alguma irregularidade. No primeiro dia, duas crianças foram encontradas chorando e entregues na sede do Conselho. Os nomes dos pais foram anunciados no serviço interno de som, informando-os sobre onde as crianças estavam.
É fundamental que os adultos que levam crianças ao Parque de Exposição, principalmente em dias de maior visitação, como aos sábados e domingos, redobrem a vigilância sobre elas. Basta um desvio de atenção por uns segundos para que a criança desapareça do radar da pessoa. O que se segue são minutos e horas de agonia, até que aconteça o reencontro.
Tradicionalmente, disse a conselheira tutelar Andreia Vilas Boas, crianças que se perdem dos pais são as maiores ocorrências registradas no Parque de Exposição. “Caso a gente flagre um menor consumindo álcool, o pai ou a mãe é intimado a comparecer à sede do Conselho da área de atuação onde a família reside. O responsável é notificado”.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br