As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
A manhã desta segunda-feira (24) foi marcada por um grave tumulto no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, durante uma força-tarefa de ordenamento coordenada pela Prefeitura. A operação, iniciada às 5h pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), contou com o apoio da Guarda Municipal, SMT e Polícia Militar, e tinha como objetivo organizar barracas, fiscalizar irregularidades e reforçar a segurança no maior entreposto comercial do interior da Bahia.
Por volta das 8h30, fiscais acionaram a Guarda Municipal após enfrentarem resistência ao tentar reorganizar barracas em seus locais de origem. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou um cenário de forte tensão.
“O que encontramos ali já era uma situação de conflito bem grande. Muitos barraqueiros, ambulantes e carregadores estavam agredindo verbalmente e fisicamente os fiscais e trabalhadores do Centro”, relatou o comandante da Guarda Municipal, Marcos Dantas.
Segundo ele, mesmo com as tentativas de mediação, a confusão se agravou. “Jogaram pedras, frutas na viatura e no carro de apoio. Houve agressões contra guardas e fiscais”, afirmou.
Um guarda municipal foi atingido por uma pedrada no rosto e precisou passar por exame de corpo de delito. Um servidor da fiscalização também sofreu ferimento na perna.
Durante o tumulto, dois disparos de arma de fogo foram efetuados. Dois homens foram baleados e socorridos pelo SAMU para uma unidade de saúde. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.
A Polícia Militar confirmou que o suspeito de realizar os disparos foi detido após ser agredido por populares. Ele recebeu atendimento médico e, em seguida, foi levado à delegacia.
Segundo o comandante Marcos Dantas, dois suspeitos de promover agressões e incitar a violência foram conduzidos à delegacia.
“A Guarda se apresentou na delegacia junto com os envolvidos para que a autoridade competente averiguasse todos os fatos”, destacou.
A Polícia Civil divulgou nota informando que registrou a prisão em flagrante de um homem de 45 anos, suspeito de efetuar os disparos. “Diligências e oitivas serão realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato”, informou a instituição.
De acordo com a Prefeitura, o tumulto teve início após a fiscalização abordar três veículos com placas cobertas, o que levantou suspeitas da equipe. A reação de alguns trabalhadores foi considerada desproporcional e culminou na agressão às equipes e na depredação de um dos veículos oficiais.
Em nota, a Prefeitura lamentou o ocorrido e afirmou que as ações de ordenamento no Centro de Abastecimento continuarão sendo realizadas, sempre “priorizando a organização, a segurança e o bem-estar da população e dos trabalhadores”.
As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
*Com informações do repórter Robson Nascimento
Fonte:deolhonacidade.net



















