Temporal já deixa mais de 80 mortos e outras dezenas estão desaparecidos, entre eles um grupo de 11 meninas que estavam em acampamento. Especialistas explicam que calor aumentou umidade que deu força para que o temporal agisse rapidamente.
Ao menos 82 pessoas morreram e mais de 40 continuam desaparecidas após o temporal que atingiu o Texas. A força da chuva surpreendeu os moradores e impediu que muitos conseguissem fugir do avanço da água, que, segundo o serviço de meteorologia local, chegou a subir nove metros em apenas duas horas. A explicação está no calor e na umidade atípicos, indícios das mudanças climáticas.
A tragédia ocorreu entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada de sexta-feira (4), durante o feriado da Independência dos EUA. Chuvas torrenciais provocaram o transbordamento do rio Guadalupe, um dos principais cursos d’água do estado do Texas.
Segundo o serviço de meteorologia, as águas subiram cerca de nove metros em duas horas. Chuvas com alagamentos nessa época do ano são comuns, mas a intensidade da chuva e a força da água fizeram com que os níveis subissem rapidamente, antes de qualquer resposta.
Até a manhã desta segunda-feira (7), o número de mortos era de 82. No entanto, mais de 40 pessoas ainda estavam desaparecidas. Um grupo de dez meninas que participava de um acampamento na região estava entre os desaparecidos.
Fonte:g1.globo.com
Enchente submerge carros e deixa mortos no Texas após chuvas intensas — Foto: Jim Vondruska /Getty Images via AFP