A data será marcada com a realização de culto ecumênico nesta quarta-feira
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Oscar Marques completa, nesta quarta-feira (27), 20 anos de funcionamento. Para marcar a data será realizado um culto ecumênico, a partir das 13h, na sede da unidade situada na rua Comandante Almiro, 1.170, bairro Brasília.
Ao longo de duas décadas, o Caps como vem prestando acolhimento a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, oferecendo acompanhamento especializado com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, psicopedagogos, técnicos de enfermagem e equipe administrativa.
Desde a inauguração, cerca de 22.700 pessoas já passaram pelo serviço. Atualmente, o Caps mantém em acompanhamento 8.702 pacientes ativos, que participam de atendimentos psicoterapêuticos, oficinas terapêuticas, grupos de convivência e acompanhamento psicológico individualizado.
A unidade também é responsável pela supervisão de três residências terapêuticas, que acolhem pacientes oriundos de hospitais psiquiátricos, como o Hospital Especializado Lopes Rodrigues e o Juliano Moreira. Nessas residências, os usuários têm suporte para a reinserção social e autonomia no dia a dia.
“Este é um dos importantes serviços da nossa rede municipal de saúde que tem garantido o cuidado humanizado e integral às pessoas em sofrimento psíquico, promovendo saúde mental e inclusão social”, afirma o chefe da rede de saúde mental, Joadson Andrade.
Ele acrescenta que a gestão municipal segue investimento na Rede de Atenção Psicossocial “com a ampliação do número de profissionais, implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), construção de uma nova unidade — o Caps AD III — e a realização de capacitações contínuas dos profissionais, assegurando um atendimento cada vez mais qualificado à população”.
Fonte:www.feiradesantana.ba.gov.br
Fotos: Valto Novaes Arquivo